Após um mês e meio de jejum, o Coritiba reencontrou a vitória neste domingo, contra o Cruzeiro, no Couto Pereira. Na partida que marcou a estreia de Kléber Gladiador, quem acabou se tornando a grande estrela do espetáculo foi Rafhael Lucas, que substitui o estreante na segunda etapa e garantiu o triunfo coxa-branca.

Com o resultado, a equipe consegue se recuperar diante de sua torcida (havia perdido as duas partidas anteriores) e dá um passo importante para deixar a zona de rebaixamento. Como sete pontos, a equipe fica a somente dois do 16º colocado. Já o Cruzeiro estaciona nos 10 pontos e cai para a 12ª colocação.

O Jogo

Para a partida, o técnico Ney Franco teve um problema de última hora. O volante Rosinei, que seria titular, acabou sentindo uma lesão durante o aquecimento. Em seu lugar entrou o meia Thiago Galhardo, o que fez com que Lucio Flavio fosse recuado para segundo volante.

A mudança acabou dando qualidade à saíde de bola coxa-branca. No primeiro tempo, a equipe teve maior posse de bola (55%) e maior volume de jogo, mas esbarrou no goleiro Fábio, que fez grande defesa em finalização do estreante Kléber, e na própria falta de criatividade, já que eram muitos erros no campo de ataque, tanto que o Cruzeiro conseguiu finalizar mais que o adversário (6 finalizações contra 4).

Mas quem se destacou mesmo no primeiro tempo foi o árbitro Raphael Claus. Não tem critério, está confuso no jogo, afirmou Leandro Damião na saída para o intervalo. E o mais prejudicado nessa historia foi o Coxa. Primeiro, Luccas Claro sofreu falta, o juiz não marcou nada, mas mostrou o amarelo ao zagueiro por ele ter se recusado a conversar com ele. Depois, Allano, que era o jogador mais perigoso do Cruzeiro, fez falta dura em cima de Hélder. Ele já tinha amarelo e deveria ser expulso, mas o juiz deixou barato. Na sequência, Luxemburgo tirou o atleta de campo para evitar uma expulsão que já deveria ter se consumado.

Se na primeira etapa prevaleceu a marcação coxa-branca, que conseguiu segurar os contra-ataques do adversário, nos 45 minutos finais foi vez do setor ofensivo dar as cartas. O Cruzeiro passou a conseguir encaixar os contra-ataques e teve duas oportunidades, com William e Leandro Damião. Mas quem saiu na frente foi o Coritiba: o lateral-direito Rodrigo Ramos, que fazia sua primeira partida no Brasileirão, fez o cruzamento certeiro para Rafhael Lucas, que havia entrado cinco minutos antes na vaga de Kléber Gladiador, usar a cabeça e abrir o placar.

Com a vantagem construída, o Coritiba recuou. Mostrando estar mais organizado do que rodadas atrás, a equipe conseguiu não só manter a meta de Bruno longe de perigo, como ainda teve boas oportunidades no contra-ataque. No final, conseguiu os três pontos com a vantagem mínima, resultado que, aliado com a boa atuação no Atletiba, dá um novo fòlego ao time.

Coritiba 1 x 0 Cruzeiro

 

Coritiba: Bruno; Rodrigo Ramos, Luccas Claro, Leandro Silva e Henrique; Helder, Lucio Flávio, Thiago Galhardo (Rodolfo) e Esquerdinha; Marcos Aurélio (Paulinho) e Kleber (Rafhael Lucas). Técnico: Ney Franco.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, Allano (Marcos Vinicius), Arrascaeta e Willian (Joel); Leandro Damião (Henrique). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gol: Rafhael Lucas (16 – 2º)
Cartões amarelos: Leandro Silva, Rodrigo Ramos, Luccas Claro, Lucio Flavio, Esquerdinha (COR); Henrique, Paulo André, Willians e Marcos Vinicius (CRU)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Público: 12.395 pagantes (14.813 total)
Renda: R$ 195.900,00
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 16 horas

Principais lances

Primeiro tempo

 

18 – Henrique cruza, Marcos Aurélio cabeceia, a bola desvia em Manoel e passa raspando a trave de Fábio.

25 – Defesa do Coxa sai jogando errado, Arrascaeta aproveita e arrisca um chute de longe. A bola passa ao lado.

26 -Allano chuta da entrada da área eo goleiro Bruno encaixa.

36 – Esquerdinha toca para Marcos Aurélio. Na entrada da área, o atacante ajeita para Kléber, que chega batendo. Fábio faz uma grande defesa.

Segunto tempo

6 – Arrascaeta invade a área, se aproxima da linha de fundo e cruza para William. Livro na pequena área, o atacante se estica todo no carrinho, mas não consegue alcançar a bola.

14 – Leandro Damião ajeita e chuta cruzado. Bruno se estica e manda para escanteio.

16 – Gol do Coritiba! Rodrigo Ramos chega até a linha de fundo e cruza na medida para Rafhael Lucas, de cabeça, abrir o placar.

27 – Bola recuada para Fábio. O goleiro tenta dominar no peito e quase se complica, mas consegue isolar antes da chegada de Rafhael Lucas.

31 – Rafhael Lucas recebe na meia lua e ajeita de letra para Thiago Galhardo, que chuta de primeira. A bola sai pela linha de fundo.