Convencer crianças e adolescentes a beber líquidos (especialmente água) na quantidade diária recomendada pelos médicos pode ser uma tarefa árdua. Mas os pais não podem esquecer que ela é necessária. Segundo Fabiano Sandrini, endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart, a baixa ingestão de líquidos pode ser a causa de muitos dos problemas de saúde enfrentados por crianças e jovens em idade escolar, pois possuem menos sensibilidade ao calor e se desidratam mais rápido.

O especialista aponta que os efeitos da baixa ingestão de líquidos podem não ser percebidos de imediato, mas se transformam em problemas de saúde sérios mais tarde. A falta de hidratação prolongada pode causar problemas fisiológicos, como os de ordem neurológica, além de sobrecarregar os rins e até causar insolação, além de reduzir a qualidade de vida de uma maneira geral, afirma Sandrini.

25% dos jovens afirmaram nunca beber água pura, apontou a pesquisa

Um estudo publicado recentemente pela pesquisadora Erica Kenney, da Universidade de Harvard, reforça esta tese. Nele, foram analisados os hábitos de ingestão de líquidos de mais de 4 mil crianças e adolescentes americanos entre 6 e 19 anos. A conclusão foi alarmante: metade deles não ingere a quantidade diária recomendada de líquidos — na maioria, meninos. A pesquisa apontou ainda que 25% dos jovens afirmaram nunca beber água pura. Os dados são especialmente preocupantes, já que mesmo a desidratação parcial pode causar problemas sérios: A desidratação parcial pode causar dor de cabeça, irritabilidade, dificuldades de concentração e redução da capacidade física e mental, explica Sandrini.

Para o médico, aqui no Brasil não é diferente: Crianças e adolescentes, de um modo geral, não se preocupam com a ingestão recomendada de líquidos. Cabe aos pais cobrarem e incentivarem hábitos saudáveis, declara. Ainda segundo a pesquisa, algumas crianças se sentem envergonhadas em precisar ir ao banheiro durante o período de aulas e, por isso, ingerem pouco líquido.

Outra barreira para o consumo de água são os produtos industrializados, como refrigerantes e sucos de caixinha, que são saborosos e atraem os pequenos, mas contêm muito açúcar na composição. O ideal é incentivar os jovens a consumirem mais água, que é essencial para a circulação e o metabolismo, além de regular a temperatura corporal, salienta o endocrinologista. Manter uma garrafa com água sempre fresca na mochila das crianças e oferecer líquidos regularmente são formas de incentivar o consumo adequado, finaliza.

 

QUANTO ELES DEVEM BEBER? 

Ingestão de água recomendada pela DRI
(Dietary Reference Intakes) para cada
faixa etária e sexo

 
Bebês (anos de idade)Ingestão de água total (litros/dia)
0-60,7*
 7-120,8**
Crianças(anos de idade)
1-31,3
4-81,7
Meninos(anos de idade)
 9-132,4
14-183,3
19-703,7
Meninas(anos de idade)
9-132,1
14-182,3
19-702,7
* provenientes do leite materno 
** provenientes do leite materno
+ alimentação complementar