Recordista mundial em acidentes de trânsito, o Brasil ainda é um local em que a revisão preventiva do veículo ainda não é um costume frequente. Dados do setor de reposição de peças apontam que mais de 60% dos motoristas vão às oficinas somente quando o carro apresenta algum tipo de problema. Mas o mais seguro e o mais barato é prevenir, por isso as revisões são tão importantes.

A inspeção do automóvel é extremamente importante para a segurança no trânsito, evitando uma série de acidentes, além de ser a melhor forma de manter o carro em bom estado. É financeiramente mais vantajosa e também contribui com o meio ambiente, analisa Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico de uma fábrica de amortecedores. O especialista acrescenta que a manutenção corretiva chega a ser aproximadamente 30% mais cara do que a preventiva. O melhor é agendar com antecedência e em oficinas credenciadas.

ALGUNS PONTOS PARA REVISAR NO CARRO
Troca do fluido de freio
No Brasil, poucas pessoas sabem a importância da troca do fluido do freio. É ele o responsável por transmitir a força do pedal até as rodas. Uma das suas características é absorver a umidade do ambiente. Por isso, após um tempo de uso, a troca é necessária, já que o excesso de água pode prejudicar o sistema de frenagem e formar bolhas na tubulação do freio.

Higienizar o ar-condicionado
Isso também é questão de saúde à medida que é usado, o ar-condicionado do carro acumula fungos, bactérias e outras impurezas, como pelos de animais, areia, pequenos insetos, entre outras. Se o ar circula nessas condições, acaba por contribuir com a transmissão de doenças respiratórias. Por isso, é importante fazer a higienização de todo o sistema de ar, que incluem ainda os chamados filtros antipólen. Sua função é barrar as impurezas. Mas com o passar do tempo, também os filtros acumulam a sujeira trazida junto com o ar. Tossir, espirrar ou sentir cheiro de mofo ao ligar o ar é indício de que chegou a hora de fazer a higienização. E o ideal é que a limpeza seja feita nos meses mais frios do ano, para que o sistema esteja em boas condições quando chegar o verão, período de maior uso.

Alinhamento
Alinhamento mantém o atrito do carro no solo – os pneus são os únicos itens do veículo que, efetivamente, tocam o solo. Por isso, é importante mantê-los sempre alinhados, para que esse contato seja uniforme e garanta condições adequadas de dirigibilidade. Alguns sinais ajudam a indicar o momento de alinhar o carro: quando os pneus começam a cantar, mesmo em velocidades baixas; e ao perceber o veículo puxar muito para a direita ou esquerda.

Balanceamento
Balanceamento aumenta vida útil de pneus e outros itens – o balanceamento é importante para manter equilibrados os conjuntos de rodas e pneus, garantindo ainda a estabilidade do veículo. Quando as vibrações no carro – que podem ocorrer no volante, piso, assentos ou painel – começam a ser muito frequentes, é momento de balancear os pneus. Outro sinal de alerta é quando o motorista sente que as rodas começam a pular. O balanceamento prolonga a vida útil dos pneus e de itens de suspensão, como amortecedores, buchas e borrachas.

Troca de óleo e filtro de óleo
A troca de óleo do veículo deve ser efetuada periodicamente, pois, passado certo tempo, o mesmo fica sujo e com partículas que podem interferir na sua capacidade de lubrificação, podendo causar danos ao automóvel. Já o filtro de óleo é responsável pela retenção de impurezas do óleo e precisa ser trocado para evitar que o acúmulo de sujeiras prejudique a passagem do óleo, o que causaria danos ao motor.