O time do Paraná Clube ainda não está pronto. Ao menos é o que diz o técnico Nedo Xavier. Na sexta-feira, o time empatou com o Atlético-GO (1 a 1) em Goiânia e, com isso, somou o primeiro ponto fora de casa na Série B. O treinador comemorou o ponto, mas afirmou que a equipe ainda precisa render mais.

(O time) Ainda não (está pronto). Tem setores que precisam encaixar, disse o treinador. É mais do meio para a frente. Alguns têm que render um pouco mais. Quando a Série B começou, Nedo chegou a declarar que o Paraná estaria ajeitado a partir da 8ª rodada. O jogo contra o Atlético-GO foi válido pela 9ª rodada.

Nedo não chegou a citar nomes, mas comentou um caso, o do meia Rafael Costa. O jogador foi sacado do time titular na última semana. O Rafael Costa tem muita qualidade técnica, mas precisa se encaixar mais, disse ele, sobre o papel do jogador como meia que pensa as jogadas. Na Série B precisa de mais dedicação, comprometimento.

Para o treinador, o Paraná sofreu uma defasagem na montagem do elenco em relação aos adversários. Todas as equipes já disputaram dois ou três campeonatos com a mesma equipe. O Paraná desmontou a equipe inteira, estão chegando alguns agora, disse ele, em referência ao desmanche da equipe que disputou o Campeonato Paranaense e em relação à chegada de reforços. Quem tiver time formatado sai na frente.

O zagueiro Luciano Castan, que estreou frente ao Atlético-GO, foi o 17º jogador contratado para a Série B e o 26º a ser escalado em nove rodadas. O Castan está acostumado a esse tipo de competição. Às vezes precisa de mais experiência, e o Castan tem essa rodagem.

Na próxima sexta-feira, o Paraná enfrenta o Criciúma, na Vila Capanema. Para esse jogo, o meia Eder é desfalque, pois cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Não dá ara preocupar muito (com o desfalque), falou Nedo. “Temos algumas soluções, do meio para a frente. É um jogo difícil, o Criciúma vem em ascensão, mas em casa tem que acertar.