Ao longo dos últimos anos, Curitiba viu aumentar significativamente o número de rotatórias espalhados pela cidade. Somente nos últimos dois anos, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), foram construídas cinco rotatórias na cidade – sendo quatro minirrotatórias (apenas sinalização de trânsito) e uma rotatória maior, na Rua Padre Ladislau Kula, em Santa Felicidade (próxima à Universidade Tuiuti). Muita gente, porém, ainda não sabe utilizar e nem mesmo entende o porquê dessa sinalização.

A verdade, porém, é que as rotatórias, quando bem utilizadas, ajudam a regrar o trânsito e diminuir a velocidade dos veículos, promovendo a segurança do trânsito sem comprometer desnecessariamente a fluidez da via, como aponta o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Embora não exista um levantamento com o número exato de rotatórias na Capital, é razoável pensar que a sinalização já é usada em pelo menos 30 intersecções da cidade. No começo de 2010, eram aproximadamente 20 rotatórias.

Desde 2012 a sinalização passou a ser utilizada em outros oito pontos da cidade, garantindo também melhorias aos pedestres, já que em muitos casos as obras acabam incluindo a construção de calçamentos.

A grande vantagem das rotatórias é que, além de contribuir para a redução da velocidade, reduzindo os riscos de acidentes, elas têm baixo custo, já que basicamente dependem apenas de sinalização oriental e vertical e pequenas alterações nos cruzamentos, dispensando a instalação de semáforos.

Mas para que a sinalização surta efeito, é preciso não apenas um bom planejamento (cada cruzamento precisa ser analisado e verificado, sendo que esse tipo de medida é mais eficiente em regiões menos movimentadas), mas também o cumprimento da sinalização por parte dos condutores.

Reduza a velocidade
Ao se aproximar de uma rotatória, o condutor visualizará a placa de advertência A-12 (Interseção em círculo). Neste instante, a velocidade deve ser reduzida (30 a 40 km/h). Faixas de pedestres são posicionadas a distâncias equivalentes a um ou dois carros antes da rotatória. Pare se houver pedestres na faixa ou prestes a pisar nela. Deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa é infração grave, com multa de R$ 127,00 e cinco pontos na CNH.

Regra de circulação
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória o veículo que já estiver em circulação. Caso não tenha ninguém em circulação e dois carros cheguem ao mesmo tempo em acessos distintos, a preferência será do motorista à direita. Lembre-se também de parar para as duas vias de trânsito em uma rotatória de vias múltiplas.

Nunca pare
Jamais pare no meio de uma rotatória. Ela funciona como um cruzamento, onde o trânsito flui de forma contínua. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes. Ao sair dela, pare somente para pedestres que estejam na faixa de pedestres ou para veículos de emergência.

Seta
Também é essencial o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. Seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa (no caso de uma rotatória de vias múltiplas), a sete deve ser usada. Caso você vá virar à esquerda, fazer o retorno ou seguir reto, ocupe a pista da esquerda. Se for virar à direita ou seguir reto, ocupe a pista da direita. Também não se esqueça de procurar por placas ou sinais que indiquem os movimentos permitidos para cada pista.


AS NOVAS ROTATÓRIAS DE CURITIBA

Ano de construção   Interseção/rua (bairro/local)
2015                         Francisco Juglair x Natal Cecone (Ecoville)
2015                         Paulina Ader x Waldemiro Pedroso (Novo Mundo)
2014                         Padre Ladislau Kula (Santa Felicidade)
2014                         Cândido Hartmann (Parque Barigui)
2014                         Brasilino Moura x Francisco Scremin (Ahu)
2012                         Eduardo Pinto da Rocha (Alto Boqueirão)
2012                         Benedito Nicolau do Santos x Cons. Raul Viana (Centro Cívico)
2012                         Fredolin Wolf (Santa Felicidade)