O Projeto Nossa Pegada de Carbono será apresentado na próxima terça-feira (30), às 14 horas, na Capela Santa Maria, dentro do Programa Nós e o Meio Ambiente, mantido pela Prefeitura de Curitiba. O projeto foi desenvolvido pelo Ippuc a partir de um diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa, feito no âmbito do próprio órgão. Com as informações obtidas, foram estudadas medidas para aumentar o nível de conscientização dos servidores e promover mudanças positivas na rotina de trabalho da instituição.

A experiência resultou em um plano para reduzir as emissões geradas pelas atividades realizadas no instituto, com medidas que podem ser aplicadas em outros órgãos da administração municipal. Além do diagnóstico dos problemas detectados no dia a dia do Ippuc, o projeto contém medidas simples que qualquer cidadão pode adotar para reduzir os efeitos negativos do impacto da sua pegada de carbono no meio ambiente.

As etapas do trabalho que originou o projeto Nossa Pegada de Carbono serão detalhadas no dia 30, pelos engenheiros ambientais Felipe Maia Ehmke e Karin Carstens Gomes e pela engenheira cartógrafa Luana Sloboda, todos do quadro do Ippuc e responsáveis pela elaboração do projeto.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail competê[email protected]. As vagas são limitadas a 50 pessoas. A Capela Santa Maria fica na rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.

Programa

Lançado em maio de 2013, o Programa de Formação Continuada em Conscientização Ambiental Nós e o Meio Ambiente, oferece espaço para debate e reflexão sobre as interferências humanas no planeta. Tem como objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a necessidade da contribuição de todos os cidadãos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.

O programa acontece em formato de módulos organizados em equipamentos da Prefeitura e inclui palestras, aulas práticas, visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental e exibição de filmes e documentários. Entre os temas tratados nesses dois anos estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável, e outros.

Nós e o Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Conta com o apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).