A Prefeitura de Curitiba está realizando na Regional Boqueirão serviços de limpeza de rios, sinalização de trânsito, trabalho de tapa-buracos e de galerias de águas pluviais. São demandas da comunidade, que tem se envolvido no trabalho de prevenção a enchentes.

Durante maio e junho, a Prefeitura de Curitiba realiza limpeza do Ribeirão dos Padilhas em toda sua extensão, da Linha Verde até o Bairro Ganchinho, passando pelos bairros do Xaxim, Pinheirinho, Alto Boqueirão e Sitio Cercado. O objetivo é melhorar a vazão do ribeirão que corta as Regionais do Boqueirão, Pinheirinho e Bairro Novo, desaguando no Rio Iguaçu.

São 10 quilômetros de extensão que liga a Rua Teodomiro Furtado até o Rio Iguaçu. Outras obras de drenagem e operação tapa-buraco também fazem parte das ações de manutenção que atinge os bairros Xaxim, Boqueirão, Alto Boqueirão.

Com a utilização de uma escavadeira hidráulica de grande porte e outras máquinas, caminhões e equipes da Prefeitura, o trabalho é executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O Ribeirão dos Padilhas recebe manutenções periódicas para melhorar o escoamento das águas do rio. Com o passar dos meses, ocorrem pontos de assoreamento em determinados trechos que diminuem o escoamento da água represando e podem gerar pontos propensos a enchentes, explica a engenheira Jocília Souza dos Santos, responsável pelo trabalho de drenagem na Regional Boqueirão.

Ela explica que a manutenção permanente é feita devido ao grande acúmulo de lixo. O assoreamento em geral é provocado por erosões e excesso de lixo que as pessoas descartam nos rios.

Bobe Nelson de Lima, de 56 anos, mora na divisa das regionais Cajuru Boqueirão, no Bairro Novo A, há mais de 20 anos, e cada vez que acontece a limpeza no Ribeirão, comemora. É uma ação necessária e importante para que não ocorram enchentes.

O morador defende o serviço da Prefeitura, mas cobra conscientização da comunidade. É uma pena que as pessoas não colaborem e joguem todo tipo de lixo dentro e na margem do rio. E depois cobram do poder público melhorias, disse.

Para aproximar cada vez mais a comunidade da Defesa Civil, a Regional do Boqueirão possui quatro Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) atuantes que estão localizados próximo às áreas de atenção, como Rio Belém (Hauer e Boqueirão) e Rio Iguaçu /Córrego Alto Boqueirão (Vila Pantanal e Vila Nova).

O núcleo tem como objetivo principal envolver as comunidades, principalmente aquelas situadas em áreas de risco, no processo de construção de um ambiente favorável a mudanças de comportamento. O foco de trabalho está na redução de riscos e desastres e nas atividades de prevenção. O Nupdec também prepara voluntários e colaboradores para possíveis casos de enfrentamento em acidentes naturais, como alagamentos e inundações.

O comerciante Carlos Sérgio Cargnin, de 43 anos, é um dos voluntários do Nupdec do Xaxim. Mora há 28 anos no bairro e acompanha de perto as obras realizadas pela Prefeitura para melhoria e limpeza dos rios.

Esse trabalho da Prefeitura é importante e feito de maneira contínua aqui no Ribeirão dos Padilhas. Eu acompanho e parabenizo os serviços realizados, disse Cargnin. O morador cobra a conscientização de toda população. Não se deve jogar nenhuma sacola de lixo ou papel de bala no rio. Já vi pneu, cama, sofá, de tudo. É isso que provoca enchentes. É preciso colaboração.

O coordenar técnico da Regional Boquerião, Alessandro Presznhuk, destaca a importância dos Nupedecs. São mais de 60 voluntários formados nos bairros que auxiliam a Administração Regional nas ocorrências de defesa civil, tanto no momento dos incidentes quanto preventivamente, disse.

Galerias

Outro trabalho em andamento é o reparo em galeria de águas pluviais devido erosão na Rua João Duck Filho esquina com a Rua Vereador Aureliano Gonçalves Maeder, onde a Prefeitura realiza obras de reparo e troca de galeria.

Somente no mês de junho nos quatro bairros da Regional (Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim) foram realizados serviços em 31,5 quilômetros de vias com a manutenção através de tapa-buracos com aplicação de 600 toneladas de massa asfáltica.

Ruas com novas pinturas

Também na Regional Boqueirão, através da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) no último mês foram pintados 14,7 quilômetros de faixas em 95 ruas, bem como pintura de 10 yellow boxes na região do Hauer, deixando o trânsito mais seguro. As ações de manutenção da sinalização, implantações de semáforos e binários na região, bem como com a educação no trânsito nas escolas têm contribuído para a redução no percentual de acidentes em Curitiba.

Todo mês a Setran realiza um trabalho educativo nas escolas, orientando as crianças quanto as atitudes seguras nas ruas e calçadas, as quais acabam multiplicando em suas famílias.

O administrador regional do Boqueirão, Augusto Meyer Neto, destaca a importância dos investimentos .Desde o início da gestão do prefeito Gustavo Fruet a Prefeitura tem investido nos trabalhos de limpeza de rios e córregos e ações concentradas, inclusive com o apoio da comunidade através dos Nupecs. A atuação das secretarias e Distrito de Manutenção Urbana, garantem obras de melhorias para a região, disse Meyer Neto.