SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Trabalhadores franceses de um serviço de balsas voltaram a paralisar nesta segunda-feira (29) o porto de Calais, impedindo viagens entre a França e o Reino Unido.
Os grevistas da MyFerryLink, que na semana passada queimaram pneus e bloquearam o acesso ao Eurotúnel (via submarina sob o Canal da Mancha), protestaram novamente nesta segunda após uma decisão judicial sobre o futuro da empresa, ameaçando seus empregos.
Segundo sindicalistas e autoridades portuárias, os grevistas impediram o acesso aos barcos durante a tarde, provocando um congestionamento de carros e caminhões na estrada para o Eurotúnel.
Diferentemente da semana passada, o protesto desta segunda não paralisou as viagens do Eurostar, trem que liga os dois países.
A MyFerryLink e outras empresas de balsas alertaram os seus passageiros sobre a paralisação e orientaram que remarcassem suas viagens.
O sindicato se opõe aos planos de venda de duas das três balsas de passageiros da MyFerryLink para a empresa dinamarquesa DFDS e de converter a terceira em balsa de carga, o que levaria a demissões.