SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta segunda-feira (29), a Conmebol diminuiu a punição do zagueiro chileno Jara de três para dois jogos. Com isso, o jogador estaria liberado para jogar a estreia do Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, em outubro, caso sua seleção chegue à final da Copa América. Na atual edição da Copa América, Jara não entrará mais em campo. A Conmebol também reduziu a multa que Jara havia recebido de US$ 7.500 mil para US$ 5.000.

Pouco depois da divulgação da pena inicial do zagueiro chileno, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) lamentou a decisão, em comunicado, e cobrou o mesmo rigor para julgar sete atletas uruguaios denunciados pela entidade por incidentes durante o duelo da última quarta-feira (24). A federação chilena apontou que Cavani, Godín, Muslera, Giménez, Fucile, Álvaro González e Stuan estiveram envolvidos em tentativas de agressão ao árbitro, aos jogadores do Chile e teriam incitado a violência.

No lance, Jara provoca Cavani, cutucando-o por trás. O uruguaio reagiu com um leve tapa e foi expulso -ele já tinha o cartão amarelo por uma reclamação anterior. Jara continuou em campo, e depois o Chile conseguiu o gol da vitória. Jara tem um currículo recheado de atos de indisciplina e demonstrações de comportamento pouco ortodoxo.