Brasileiros já colocaram, definitivamente, em seus planos de férias os cruzeiros marítimos. Os navios com mais de 130 a cada temporada no país, possibilitam percorrer os 8.000 quilômetros de costa, conhecendo cidades importantes, lugares históricos, belezas naturais. Novos costumes, culinária diferenciada, climas diferentes.

Para principiantes, a boa escolha são os cruzeiros de poucas noites, que exploram o Rio de Janeiro e os balneários próximos. Os cruzeiros mais longos são para o Nordeste ou para o extremo sul do continente.

A grande vantagem é não precisar rearrumar a mala todos os dias, fazer check-in e check-out a toda hora hotéis, ou procurar restaurantes ou programas noturnos. Está tudo concentrando no mesmo espaço, que são os mega navios de hoje.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Dubrovnik, na Croacia, pode estar no seu roteiro marítimo europeu

CRUZEIROS FLUVIAIS
O que os brasileiros estão descobrindo agora, são as grandes vantagens das viagens nos rios. Da Europa, Ásia, Oriente. Para muitos, a idéia de um barco navegando pelos rios, lembra logo as chalanas e os barcos gaiola da Amazonia, com suas redes penduradas no convés, a mistura de bagagens, cachos de banana, sacos de farinha, crianças de colo, homens curtidos de sol e sal.

E não há nada mais diferente do tal imagem, do que uma viagem pelos rios da França, da Alemanha, Hungria, Suíça, Inglaterra. Além de instalações que podem ser luxuosas, há todo um esquema de confortos, modernidades, amenidades a serem desfrutados pelos passageiros.

Normalmente uma viagem fluvial tem duração de uma semana, podendo chegar a dez ou até quinze dias. Nos roteiros, as principais atrações das cidades mais charmosas ou historicamente interessantes.


Cruzeiro marítimo é assim, uma cidade flutuante, lotada de passageiros por todos os lados

DESMISTIFICANDO
*Viagem de navio é só para gente elegante e chique: nada mais falso. Cada vez mais os cruzeiros são descontraídos, onde o terno e gravata têm pouco espaço e as roupas rebri-lhantes e os longos foram substituídos por vestidos ou calças compridas confortáveis, embora de bom gosto. Principalmente para a noite do coquetel ou jantar com o comandante. Um pouco de ritual sempre faz bem e cria climas especiais.

* Cruzeiro custa uma fortuna. Outra idéia errônea nos dias de hoje. É que basta colocar na ponta do lápis os gastos em terra com hotéis, diversão, táxis, restaurantes, para chegar à conclusão de que as despesas diárias serão muito mais altas do que as tarifas por dia e por pessoa em um navio. Custo/benefício e a fórmula, não esqueça.


Compras a bordo também é possível nos grandes navios de cruzeiros

* Cruzeiro é para gente velha. Bom, na verdade quem está viajando mais e com maior frequência são os idosos. Porque o mundo mudou, a população envelheceu e os idosos estão aí, na maioria cheios de vida, curtindo tudo o que é possível. Além disso, são os que têm tempo disponível, podem viajar fora dos períodos de maior frequência de passageiros, como férias e feriados. Para os idosos, toda hora é hora de ser feliz. Os jovens já se acostumaram a curtir as noites sem fim, e os longos dias, na diversão programada em todos os minutos.

*Viajar em cruzeiro é sem graça. Outro pensamento errado: os navios são cidades flutuantes, com discotecas, bares, vários restaurantes, piscinas, Spa, pista de cooper, cinema, shows, musicais ,cassino, biblioteca, equipe de entretenimento. E cada vez que o navio atraca em um porto, todo um mundo a ser descoberto, todas as paisagens para encantar.


Chegar a Veneza ao raiar do dia, uma das surpresas do cruzeiro marítimo

* No cruzeiro fluvial, os navios levam no máximo 180 passageiros, muitas vezes não passam de 150. As refeições são requintadas, as bebidas costumam estar incluídas no jantar, há opções de restaurantes ou lanches no salão, para quem não quer perder nadinha da paisagem. Os passeios, pelas principais atrações, também costumam estar já incluídos nas tarifas, assim com gorjetas.

Quem prefere ficar apreciando a paisagem que é constante, já que os navios ficam sempre próximos das margens nos rios,( não há grandes distâncias nos oceanos como nos cruzeiros marítimos), pode simplesmente ficar lendo um livro, bebendo um drinque, relaxando. O grande salão do barco – ou até mesmo a cabine – garantem paz e tranquilidade. As cabines, espaçosas, com varanda e janelões que ocupam toda a parede são o refúgio de muitos, remédio perfeito contra o stress.


Delícias caprichadas nas confeitarias tradicionais em Viena, parte do roteiro de um cruzeiro fluvial na Europa

*A Avalon, uma das quatro marcas da Globus Family of Brands, tem roteiros muito bem estudados para Europa, Ásia, África, América do Sul. Explorando os grandes rios da Europa – Danúbio, Reno, Main, Moselle, Sena, Rhone e Saone, – dá para começar a viagem em Paris, com toda a beleza e romantismo da Cidade Luz. Só em Paris há 37 pontes, maravilhas da arquitetura ( Louvre, Notre Dame, Tour Eiffel, Centre Pompidou).

É arte, história, bons vinhos, conforto. O cruzeiro pelo Sena leva até a Normandia, e as praias onde desembarcaram os aliados. São 8 dias de cruzeiro, saindo de Paris para Vernon, onde os passageiros escolhem visitar os belos jardins da casa de Claude Monet, ou vão até Giverny, para conhecer o Castelo Bizy. A viagem prossegue para Andelys , com o Castelo Gaillard construído pelo rei inglês Ricardo Coração de Leão em 1196.

Depois é a visita a Caudebec, com escolha das praias que entraram para a história, ou o roteiro Taste of Normandy. Dá também para conhecer Rouen (Joana d’Arc) ou Anvers-sur-Oise (Vincent Van Gogh). Outra opção é o Castelo de Malmaison (Napoleão e Josefina).


Provas de vinhos ou cervejas, visitas a adegas e destilarias, sempre presentes nos roteiros de viagens pelos rios da Europa

CRUZEIRO FLUVIAL E MONOGRAMS
Combinar um cruzeiro fluvial com umas férias estilo Monograms (outra das marcas Globus) é deixar todos os problemas de reserva de hotel, transporte e serviços, na viagem independente, com tudo preparado antecipadamente. Para os passageiro, é só curtir.

No cruzeiro entre Paris e Normandia, dá para conhecer com independência Londres, Paris e Londres ou Aix-em Provence e Nice. Um belo pacote de férias. E até 15 de setembro é possível reservar sua viagem para 2016, recebendo 10% de desconto. Para todas as opções de viagens Globus, peça informações com seu agente de viagens ou na operadora Exqape (São Paulo).


Espetáculos folclóricos, em Istambul, cidade de grande beleza, que entra tanto nos roteiros fluviais como nos cruzeiros marítimos

EXOTISMO
Se a Europa não tem mais segredos para você, escolha cruzeiros fluviais na Ásia. A Avalon tem roteiros no Vietnam e Cambodia, Myanmar (Burma) e China. Se quer exotismo, mas sem sair da América, escolha Ilhas Galápagos ou o Amazonas peruano. Na África, o Egito. Em todas as opções, cabines com vista na frota de 25 navios.

É bom saber que há cruzeiros temáticos: Beer River Cruises, com visitas às cervejarias famosas, palestras e até explicações técnicas no preparo de cervejas tradicionais ou artesanais. Nos cruzeiros de Natal, todos os aromas do vinho quente com especiarias, os bolos e doces das festas, as comidas fortes do inverno europeu. Nos Mercados Natalinos, a certeza de encontrar tudo isso e mais o artesanato típico de cada cidade.


Ginástica sempre é possível nos grandes navios ou nos navios de cruzeiros fluviais

Nas igrejas e nos mercados, as Christmas carols, cantados pelos corais locais. A bordo, palestras explicam as tradições de Natal e Ano Novo de cada região, além de almoços e jantares da estação. Nos Culinary River Cruises, especiais para a descoberta de receitas do Norte da França, com jantares temáticos. Na excursão Taste of Normady, provas de vinhos e cidra, visitas nas destilarias.

Golfistas e amantes do golfe vão gostar de cruzar o Danúbio acompanhados por um expert em golfe local, que programa tee times em 3 campos selecionados durante a viagem. Cruzeiros de História e Política desvendam o passado europeu, com detalhes ocultos os lugares históricos.

Divulgação

Esqueça da idéia das redes penduradas no barco-gaiola: viagem nos rios são confortáveis e bem organizadas

O Music River Cruises destacam concerto em Viena, visita Salzburgo, onde nasceu Mozart, e o interior do país, terra onde as colinas ganham vida com Sound of Music. Cantores da Ópera do Canadá fazem apresentações a bordo. Mas há também saídas especiais de cruzeiros para amantes do Jazz, com turismo livres em Viena e na França, destaque para o famoso Jazz Festival.

Quem cuida da silhueta, escolhe o Welness River Cruise, com cardápios especiais, exercícios monitorados, yoga, palestras sobre estilo de vida saudável a bordo. Mas os apreciadores de bons vinhos têm no Wine River Cruises palestras de autoridades no assunto, além de visitas a adegas nas vilas e cidades e provas de vinhos especiais.


Janelões que abrem horizontes nas paisagens, espaço bem equilibrado, banheiros grandes, tudo o que o passageiros encontra nos cruzeiros fluviais

EMBARQUE NAS ONDAS DO MAR
Cruzeiros sofisticados é um dos destaques da Oceania Cruise. Que está com tarifas especiais, promoção de 200 dólares de crédito a bordo por cabine e até 3 mil dólares de desconto por cabine. O cruzeiro de 12 dias entre Amsterdam e Barcelona, com saída no dia 2 de setembro no navio Marina, com as promoções tem tarifas iniciando em 2.459 dólares por pessoa, em cabine dupla. O cruzeiro termina no dia 14 de setembro.

No roteiro, viagem de Amsterdam a Londres (Dover), St. Peter Port (Guernsey) no Reino Unido, Pont-Aven (Concarneau) França, La Rochelle , Bordeaux (Le Verdon), também na França, Bilbao e Ferrol na Espanha, Porto e Lisboa em Portugal, Sevilha (Cadiz) na Espanha, um dia de navegação pelo Mediterrâneo, até chegar a Barcelona.


No moderno Avalon Tapestry, o espaçoso salão onde funciona o bar e serve de palco para  palestras e shows nos cruzeiros fluviais pela Europa

Londres a Roma é cruzeiro de 14 dias, no Nautica. Saída em 8 de setembro. Além das mordomias da promoção, a novidade é o pacote de bebidas Prestige já incluso na tarifa, que inicia em 3.149 dólares por pessoa (cabine interna). Partida de Southhampton, Canal Inglês e Baia de Biscay, Bordeaux (França) durante 2 dias, Bilbao na Espanha, La Coruna, Porto, Lisboa, Portimão em Portugal, travessia do Mediterrâneo, Barcelona na Espanha, Provence e Marselha na França, Monte Carlo em Monaco, Livorno (Florença, Pisa, Toscana) na Itália e Roma (Civitavecchia). Tarifas desde 12.449 dólares por pessoa na Owner’s Suite, até os 3.149 dólares nas cabines internas. Início no dia 8 e fim do cruzeiro no dia 22 de setembro.

De Roma para Istambul a viagem no Nautica tem duração de 12 dias. A partir de 2.699 dólares por pessoa. Início em Civitavecchia, seguindo para Sorrento/Capri/Amalfi/Positano, Cagliari (Sardenha), Trapani (Sicília), Valleta (Malta), travessia do Mediterrâneo, Aghios Nikolaos (Creta, Grécia), Santorini, Ephesus (Kusadotor (Montenegro), Igoumenitsa (Grécia), Taormina (Sicília), Sorrento (Capri), Roma (Civitavecchia), Florença, Pisa, Toscana na escala em Livorno, Monte Carlo.

Tarifas de 2.049 dólares por pessoa em cabine interna ou até 13.649 dólares, na Owner’s Suite.