A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) continua em queda no Paraná. O indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), chegou a 102,6 pontos em junho e é o menor registrado pela pesquisa, iniciada em janeiro de 2010. Em junho do ano passado, a intenção de consumo marcava 132,2 pontos, o que representa redução de 22,39% nos últimos doze meses.
A retração nas compras é demonstrada por todas as classes econômicas. Entre as famílias com renda mensal de até dez salários mínimos, o indicador é de 102,2 pontos, e nas famílias com renda superior, pontua 104,7.
Apesar do viés de queda, a perspectiva paranaense da ICF está acima da média nacional, que registrou 91,7 pontos em junho. O índice está, pelo segundo mês consecutivo, na zona negativa – abaixo de 100 pontos.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, o arrefecimento na intenção de compra dos consumidores é decorrente das incertezas no campo político e econômico do país e do Estado. O consumo das famílias caiu motivado por preços que superaram em muito os do mesmo período de 2014, acrescido de desemprego crescente, queda na oferta de empregos, redução na massa de salários, e o adiamento ou cancelamento de compras, diante da incerteza na manutenção do emprego, avalia. Para Piana, o cenário da inlação ascendente, que influenciou bastante a redução do poder de compra.