SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de Nova Jersey, o republicano Chris Christie, 52, anunciou nesta terça-feira (30) que disputará a indicação de seu partido para concorrer à Casa Branca em 2016.
É o 14º republicano a anunciar sua pré-candidatura -na semana passada, o governador da Louisiana, Bobby Jindal, também entrou na disputa para definir o candidato da oposição à sucessão do democrata Barack Obama.
Não há um favorito claro entre os presidenciáveis republicanos. Do lado democrata, apenas quatro políticos estão na disputa até agora, e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que lançou sua candidatura na segunda semana de junho, é franca favorita à obtenção da vaga.
Christie disse a seus apoiadores nesta terça que fará um “nobre” esforço para “liderar o país e mudar o mundo”. Antes do anúncio oficial, ele pediu a doadores que tivessem “confiança” em sua candidatura.
Considerado um republicano moderado e cotado para disputar a Presidência já em 2012 -na época, optou por não concorrer; o escolhido foi o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney-, Christie se reelegeu governador facilmente em 2013, com 22 pontos percentuais à frente da rival Barbara Buono, apesar de Nova Jersey ser dominado pelos democratas.
De lá para cá, porém, sua popularidade desabou no Estado devido a escândalos envolvendo seus aliados e ao chamado “bridgegate” (escândalo da ponte), em que assessores seus ordenaram o fechamento de uma ponte entre Fort Lee, em Nova Jersey, e Nova York para prejudicar o prefeito da primeira cidade, que não o apoiara na campanha pela reeleição.