A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou a Gol Linha Aéreas e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por não oferecer a estrutura adequada para o embarque de uma cadeirante no aeroporto de Fzo do Iguaçu. O caso ocorreu  no dia 1º de dezembro de 2014. Ao todo, a ação soma 11 autos de infração que podem resultar em uma multa de R$ 230 mil.

A coordenadora de comunicação Katya Hemelrijk da Silva, de 39 anos, precisou se arrastar pelas escadas de um avião da companhia aérea porque a empresa não contava com equipamentos adequados. 

A decisão de autuar as envolvidas já havia sido anunciada pela Anac na época do incidente, porém só foi publicada nesta terça-feira, 30, e se baseia na da “Resolução n° 280/2013, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial no transporte aéreo”.

O prazo para que as empresas apresentem a defesa é de 20 dias corridos após a notificação. Multar por multar não resolve o problema. O dinheiro deveria ser empregado na melhoria das estruturas e na inclusão social dos deficientes, defendeu a cadeirante na ocasião.

Em uma foto feita pelo marido, Katya aparece sentada nos degraus da escada que levava à aeronave. Ela disse que por conta dos riscos de fratura preferiu subir sozinha, já que é portadora de Osteogenisis Imperfeita, doença conhecida como ‘Síndrome dos Ossos de Vidro’.