ANDRÉ MONTEIRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – É meio dia no terminal de ônibus Parque Dom Pedro 2º, no centro de São Paulo. Em meio ao barulho dos motores de ônibus e do corre-corre de passageiros, uma cantora entoa um trecho da ópera “Carmen”, de Georges Bizet.
“O amor é um pássaro rebelde, que ninguém pode aprisionar”, canta ela, em francês, acompanhada de teclado, violino, flauta e coro com dez vozes. Todos acomodados em uma das plataformas do terminal.
Foi assim que começou o programa “Municipal na Cidade”, lançado pela Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira (30). O projeto levará para diversos espaços públicos da capital paulista espetáculos de balé e música clássica feita pelos grupos permanentes do Theatro Municipal.
“Jamais esperava ver um negócio desses aqui. É a primeira vez que vejo um balé, só conhecia da TV. Eu tava com a cabeça quente do serviço, problema na família, mas deu pra sair mais calmo, mesmo que só por alguns minutos”, disse o motorista José Carlos de Barros, 60.
Esperando um ônibus para voltar para casa depois do trabalho, a costureira Erenir Malta, 57, também gostou do que viu. “Nossa, foi uma surpresa boa. Tinha que ter todo dia pra gente ter uma distração.”
Além dos terminais de ônibus, serão feitas apresentações em escolas, igrejas e até cemitérios. Também haverá apresentações especiais, no próprio teatro, para professores da rede pública e motoristas de ônibus.
O maestro John Neschling, diretor artístico do Municipal, afirmou que o objetivo é levar o teatro “para perto de uma população que nem sabe da nossa existência”.
Serão feitas 138 apresentações, todas gratuitas, até o dia 19 de dezembro. Participam do programa a Orquestra Sinfônica Municipal, Balé da Cidade, Coro Lírico Municipal, Quarteto da Cidade, Coro Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório.
“É uma maneira de democratizar o acesso à cultura erudita. Às vezes a pessoa fala que não gosta de música clássica, mas nunca ouviu, porque não teve oportunidade”, disse o prefeito Fernando Haddad (PT).
A bailarina Fernana Bueno, 31, integrante do Balé da Cidade que se apresentou nesta terça (30), disse ter gostado da experiência de dançar ao lados dos passageiros do terminal de ônibus. “Aqui a gente tá pertinho, consegue olhar nos olhos e sentir o sorriso das pessoas”.
O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, disse estar entusiasmado com o programa porque as apresentações de “música de qualidade era o que faltava para o transporte na cidade de São Paulo”. “O usuário não quer só um transporte de qualidade, ele quer comida, cultura, arte, beleza.”