PATRÍCIA CAMPOS MELLO, ENVIADA ESPECIAL, E RAUL JUSTE LORES
WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – A presidente Dilma Rousseff fez nesta terça-feira (30) uma enérgica defesa da Petrobras, afirmando que a empresa “não está sub judice”.
Durante entrevista coletiva em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi indagado se haveria preocupações em relação à Petrobras.
A empresa está sendo investigada pela SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA, e o Departamento de Justiça e que é alvo de processo de investidores americanos que se sentiram lesados pela corrupção.
Obama desconversou, dizendo não comentar processos em andamento. Mas a presidente Dilma voltou ao assunto.
“Alguns funcionários cometeram atos de corrupção e o MP e a PF os investigam e os processam”, disse Dilma, em entrevista na Casa Branca, ao lado do presidente Obama. “Mas a Petrobras é uma das maiores produtoras e exploradoras de petróleo e gás e tem mais de 90 mil funcionários”.
Ela ressaltou que não se pode responsabilizar a totalidade da empresa por atos de corrupção e disse que a Petrobras é uma empresa muito bem gerida, “que ganhou o Oscar de inovação, que é o prêmio OTC”. “A Petrobras não é uma empresa sub judice. A Petrobras é uma empresa em pleno uso de sua atividade”.