SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério Público do Paraná denunciou, na segunda-feira (29), 125 pessoas por envolvimento na máfia da Receita Estadual do Paraná, esquema milionário que cobrava propina de empresários para abater ou anular dívidas.
A denúncia é resultado da segunda fase da Operação Publicano, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), em Londrina.
Entre os denunciados há 57 auditores fiscais, 59 empresários e advogados e nove contadores. Alguns já haviam sido denunciados na primeira fase da operação, que apontou 62 suspeitos.
Segundo o Gaeco, os suspeitos atuavam com distribuição de tarefas e de maneira hierarquizada para facilitar a sonegação fiscal mediante propina. Nesta nova denúncia, o Gaeco apontou ao menos 124 fatos criminosos. Alguns dos suspeitos estão presos.
Primo do governador Beto Richa (PSDB), o empresário Luiz Abi Antoun, 59, é o primeiro da lista dos denunciados pelos promotores. Ele é apontado como a figura central do esquema criminoso.
“A associação dos auditores fiscais mencionados contou com a proteção política do também denunciado Luiz Abi Antoun, que detinha fundamental papel nesta organização criminosa”, diz trecho da denúncia.
“Luiz Abi Antoun exercia importante atuação nos bastidores da política estadual paranaense, especialmente porque sua crescente influência política decorria da manutenção de vínculo pessoal e de parentesco com o governador do Estado do Paraná eleito no ano de 2010, o que conferia a Luiz Abi Antoun incomum atuação nos bastidores do poder”, afirmam os promotores na denúncia.
Segundo a denúncia, o esquema da Receita Estadual abasteceu a campanha de Richa em 2014 com R$ 4,3 milhões. O governador e o PSDB negam.
A máfia funcionava havia pelo menos 30 anos e movimentava R$ 50 milhões anuais apenas em propina.
Abi também é protagonista de outra operação do Gaeco, a Voldemort, que apura fraude em licitação para manutenção de veículos oficiais do governo.