O Parque Estadual do Lago Azul, localizado na região de Campo Mourão, e que completou 18 anos de criação nesta semana, é uma opção de turismo e aventura no Paraná.

A área formada por florestas, lagos e duas trilhas atrai turistas de ctodos os cantos do estado e do país. O local é propício para caminhadas (com percursos de uma a uma hora e meia) piqueniques e contato com a natureza. As trilhas são feitas por agendamento. Informações adicionais sobre essa área de preservação, visitas e pesquisas podem ser obtidas pelo telefone (44) 3523-1185 ou [email protected]. Horário de funcionamento do parque: terça a sexta-feira, das 9h às 170h; sábado, domingo e feriados das 14h às 17h.

Ministério do Meio Ambiente recebe 504 mil hectares
O Ministério do Desenvolvimento Agrário formalizou a destinação de 13 milhões de hectares de terras federais na Amazônia Legal para reforma agrária, regularização fundiária, criação de unidades de conservação ambiental e de reserva indígena. Ao Ministério do Meio Ambiente foram destinados 503,6 mil hectares. A iniciativa faz parte do Programa Terra Legal Amazônia e as áreas estão nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o próximo passo é instituir uma portaria dentro do MMA com o Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Chico Mendes para realizar os estudos na área e fazer a proposição de uso, consolidando uma política importante como o Terra Legal.

Proibição do foie gras será votada na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) também quer proibir a produção e venda de foie gras (patê de fígado gordo) no Paraná. Na última semana, ele enviou seus cumprimentos ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pela sanção da lei que proíbe o foie gras na capital paulista. Rasca é autor de um projeto de lei semelhante e considera a produção da iguaria uma ação de maus tratos aos animais. Isso porque para produzir o patê é necessário superalimentar as aves durante 17 dias seguidos – com um funil – forçando a entrada de meio quilo de cereais e gordura. A partir do 12º dia o processo é repetido de três em três horas (oito vezes ao dia). Com isso, até o dia do abate, o fígado das aves aumenta entre 10 a 12 vezes em relação ao seu tamanho normal. O projeto de autoria do deputado Rasca já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia e deve ir a plenário nas próximas semanas.

Gestão de Frotas na Oi
A Companhia Telefônica Oi está comemorando os primeiros resultados do projeto Gestão de Frotas lançado para controlar o gasto de combustível dos automóveis da companhia. Ao todo, já houve uma redução de 27% no consumo dos veículos, que fazem parte do projeto. Desde 2009, a Oi identifica e contabiliza as emissões diretas e indiretas de suas atividades. Os dados estão no Relatório Anual de Sustentabilidade, elaborado de acordo com os critérios da Global Reporting Iniciative (GRI) na versão G4, metodologia adotada pelas principais companhias do mundo para divulgar suas iniciativas em busca da sustentabilidade empresarial.

Paraná terá mais cinco Planos de Bacias Hidrográficas
Mais cinco Planos Estaduais de Bacias Hidrográficas estão sendo elaborados para o planejamento dos usos das águas no Paraná. Os novos planos abrangem rios das regiões Noroeste, Norte do Paraná e Campos Gerais. Outros dois estão prontos: Alto Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba até União da Vitória; e Paraná 3, em Foz do Iguaçu.

Recentemente, o Águas Paraná apresentou em Jacarezinho o diagnóstico das bacias dos rios Itacaré, Cinzas e Paranapanema 1 e 2 aos seus respectivos Comitês de Bacias. Em Maringá, o mesmo trabalho foi feito com a bacia hidrográfica do Piraponema, que abrange os rios Pirapó (principal manancial de abastecimento de Maringá) e Paranapanema 3 e 4. A próxima apresentação será do Plano da Bacia do Baixo Ivaí, na região de Campo Mourão. O diagnóstico mostra à sociedade a quantidade de água disponível nos rios destas bacias, a qualidade dessa água e para que está sendo utilizada.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação