Os visitantes do Museu Paranaense (MP) podem ver de perto uma coleção de moedas romanas que passa a integrar o setor de numismática do MP. A entrada é gratuita.

A exposição Moedas Romanas: Coleção acervo do Museu Paranaense é composta por 29 moedas de diferentes épocas, a partir do século 5.º a.C. em período anterior ao Império Romano. Trata-se de acervo raro, com alguns exemplares desconhecidos de grandes museus internacionais, o que vem despertando o interesse de especialistas da França, Espanha e Inglaterra.

Acredita-se que algumas dessas moedas, como tantos outros objetos, tenham vindo na bagagem das grandes levas de imigrantes que vieram ocupar o Paraná. Portugueses, italianos, franceses, espanhóis, ingleses, alemães, poloneses, ucranianos e russos, entre outros povos que se instalaram nas colônias próximas à capital.

Das 29 moedas que compõem esta coleção há vários exemplares cunhados nos séculos 2.º, 3.º e 4.º, da era cristã, em excelente estado de conservação. Duas moedas, de grande formato, chegam a se assemelhar a medalhas, que remontam aos tempos de Roma Republicana, nos séculos 4.º a 6.º a.C. Por fim, há pelo menos seis moedas reconhecidas como sendo do século 15.

Na ocasião será também lançado o livro Moedas Romanas: Coleção acervo do Museu Paranaense, em edição bilíngüe, contendo a pesquisa feita em parceria entre o Museu Paranaense e o Departamento de História da UFPR, com o catálogo das moedas expostas.