A Estação de Tratamento de Esgotos Belém, uma das maiores do Paraná, está passando por obras de melhorias, segundo a Sanepar. Ao custo de R$ 36,6 milhões, as obras prometem melhorar a eficiência da ETE Belém, que atualmente possui capacidade para tratar 840 litros de esgoto por segundo. Com as melhorias, essa capacidade deverá saltar para 2.520 litos por segundo.
As obras incluem a construção a nova entrada do esgoto com tubulações de 2 metros de diâmetro em concreto e canal em concreto armado, totalizando 90 metros; caixas extravasoras em concreto armado, com mais de seis metros de altura; estruturas, também em concreto armado, para o sistema de gradeamento com mais de sete metros de altura; nova estação elevatória de esgoto bruto; decantador secundário com capacidade para até 1.680 litros por segundo; linha de recalque com 1,2 m de diâmetro em ferro dúctil; reforma da estação elevatória existente e substituição de duas bombas parafuso com 2,3 m de diâmetro e uma com três metros de diâmetro.
A expectativa do engenheiro responsável pelo empreendimento, Renato Marini, é concluir todas as obras desta etapa no primeiro semestre do ano que vem. Segundo a Sanepar, a segunda etapa das obras deverá ser licitada ainda neste ano.