MARCO RODRIGO ALMEIDA, ENVIADO ESPECIAL
PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – Um debate com jornalistas que escrevem sobre as guerras do narcotráfico irá substituir a mesa com o italiano Roberto Saviano na Flip, no sábado (4), às 19h30, na Tenda dos Autores.
Segundo a organização da feira literária, o novo encontro será um tributo a Saviano, que não recebeu autorização dos responsáveis por sua segurança para deixar o continente europeu.
Saviano escreveu em 2006 o livro “Gomorra” (Bertrand Brasil), no qual descreve as ações da máfia italiana e suas ramificações nas instituições do país. O jornalista foi ameaçado de morte pelos mafiosos e desde então vive protegido por uma equipe de segurança.
A nova mesa da Flip, intitulada Jornalismo de Guerrilha, irá reunir os repórteres Ioan Grillo e Diego Osorno, ambos especializados na cobertura da guerra entre cartéis mexicanos de traficantes de drogas.
O britânico Grillo é correspondente sênior do “GlobalPost” e das revistas Time e Letras Libres. Escreveu o livro “El Narco – Inside Mexico’s Criminal Insurgency” (2011).
O mexicano Osorno também é autor de diversos trabalhos sobre os cartéis de drogas, como “Oaxaca Sitiada” (2007), “El Cártel de Sinaloa” (2009) e “La Guerra de Los Zetas” (2012).