MARCO RODRIGO ALMEIDA, ENVIADO ESPECIAL
PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – Cancelada neste ano por falta de verbas, a Jornada Literária de Passo Fundo (RS) conseguiu apoio para realizar uma de suas atividades.
A Universidade Passo Fundo, uma das organizadoras do evento, e o Instituto Itaú Cultural irão promover a sétima edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio.
A parceria foi anunciada na tarde desta quarta (1º), na Flip. O seminário ocorrerá de 28 de setembro a 1º de outubro, em Passo Fundo.
Todos os custos do seminário serão financiados pelo Itaú Cultural. O orçamento não foi divulgado.
Entre os convidados internacionais estão os franceses Roger Chartier, renomado historiador, e Anne-Marie Chartier, especialista na história do ensino da leitura.
O elenco brasileiro inclui Lucia Santaella, professora da PUC-SP, e Regina Zilberman.
“Esse seminário é um momento central da Jornada, pois dá sustentação teórica a todo o evento. Por isso escolhemos realizá-lo, mesmo em outro contexto”, conta Tânia Rosing, idealizadora da Jornada.
O anúncio do cancelamento da Jornada gerou uma forte mobilização de escritores, críticos, editores e acadêmicos nas redes sociais em favor do evento.
Criada em 1981 e realizada de dois em dois anos, a Jornada engloba uma série de atividades e encontros dedicados ao fomento da leitura.
“Nós já estávamos em contato com a Jornada para fazer alguma parceria. O cancelamento do festival neste ano só reforçou a importância de agirmos junto. Era necessário assegurar ao menos alguma das atividades culturais, para que a Jornada não perdesse o fio da meada. O projeto de Passo Fundo merece continuidade pela importância que agrega ao debate literário no país”, destacou Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
No começo de junho, o instituto anunciou também que irá patrocinar um novo prêmio literário, Oceanos, que irá distribuir R$ 230 mil.