O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG, nessa quarta-feira (dia 1º) à noite, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em penúltimo lugar, dentro da zona de rebaixamento, com sete pontos. O Galo é o segundo colocado, com 20 pontos.

O primeiro gol do Atlético-MG na partida gerou reclamação, de falta do atacante Lucas Pratto no volante Alan Santos, do Coritiba. Vários outros lances geraram protestos dos jogadores do Coritiba e do técnico Ney Franco, que foi expulso.

Levamos três amarelos por reclamação. Eles, do Atlético, falaram o jogo inteiro e não aconteceu nada, protestou o zagueiro Luccas Claro, do Coritiba. Oarece que essas Arenas novas favorecem os, entre aspas, grandes, criticou. Teve um lance de impedimento claro e o bandeira não levantou. Depois, a bola saiu e ele não deu tiro de meta. É complicado, lamentou.

O zagueiro Welinton também reclamou. Parece que a arbitragem erra para todos os times, mas para o Coritiba ainda mais. Temos que aprender com esses erros. Foi um jogo aberto. Conseguimos jogar bem, disse.

Oito jogadores não puderam atuar pelo time paranaense nessa partida: o zagueiro Leandro Silva, os volantes Helder, Cáceres e Rosinei, o atacante Kleber, os meias Ruy e Esquerdinha e o lateral-esquerdo Carlinhos. Kleber ficou em Curitiba para aprimorar a forma física. Esquerdinha e Leandro Silva chegaram a viajar para Belo Horizonte, mas sentiram dores e ficaram no banco. Os demais estão em recuperação no departamento médico.

Pela equipe mineira, eram quatro baixas: os atacantes Guilherme e Luan, o lateral-direito Marcos Rocha e o meia Dátolo.

O Coritiba vinha de vitória sobre o Cruzeiro, no último domingo, e empate com o Atlético-PR, na rodada anterior. O Atlético-MG completou quatro jogos sem perder.

O técnico Ney Franco armou o Coritiba no esquema tático 4-4-1-1. A linha de quatro do meio-campo tinha Lúcio Flavio e Thiago Galhardo abertos pelos lados do campo — e Alan Santos e João Paulo centralizados. Rafhael Lucas era o meia-atacante atrás de Wellington Paulista.

O primeiro tempo teve o Atlético com mais posse de bola (68%) e jogando mais avançado. O Coritiba mostrou organização e conseguiu fazer uma marcação razoável, cedendo poucos espaços. No total da primeira etapa, foram 8 finalizações do Galo (apenas uma certa). Já o time paranaense levou perigo em três contra-ataques, que terminaram sempre com finalizações de Wellington Paulista.

O Atlético-MG fez 1 a 0 aos 44 minutos, em lance polêmico. Lucas Pratto roubou a bola de Alan Santos, que pediu falta. O árbitro deixou o lance seguir. Patric fez boa jogada na direita e rolou para Thiago Ribeiro, na área. Ele girou e chutou no canto.

Ainda na metade do primeiro tempo, o Coritiba oscilou para o 4-1-4-1, com Wellington Paulista ficando na meia-direita e Lúcio Flavio centralizado. João Paulo recuou, ficando como único volante. Rafhael Lucas era o único atacante. A ideia era Wellington Paulista ajudar a fechar a passagem do lateral-esquerdo adversário (Douglas Santos).

No intervalo, o treinador tirou Alan Santos e colocou o meia-atacante Marcos Aurélio. O Coxa ficou no 4-2-3-1, com João Paulo e Lúcio Flavio como volantes. A linha de três meias ofensivos tinha Wellington Paulista, Marcos Aurélio e Thiago Galhardo.

O segundo tempo começou com domínio do Coritiba, que tinha mais a posse de bola e pressionava. A boa marcação do Atlético, porém, não permitia chances de gol do time paranaense.

O Coxa trabalhava bem a bola, mas cedia muitos espaços na marcação. E o Galo aproveitou. Aos 21 minutos, Thiago Ribeiro recebeu de Patric e chutou no canto, fazendo 2 a 0.

Aos 25, duas substituições no Coritiba. Saíram Lúcio Flavio e Rafhael Lucas. Entraram Misael e Paulinho. Misael (20 anos, ex-Grêmio) não jogava desde agosto de 2014.

O Coritiba seguiu com bom toque de bola e passou a criar boas jogadas ofensivas, mas esbarrou no goleiro Victor e na forte defesa do Atlético.

Aos 30, Ney Franco foi expulso por reclamação. Saiu revoltado.

O jogo teve 65% de posse de bola para o Atlético-MG, que somou 11 finalizações (3 certas), 18 cruzamentos (4 certos), 3 faltas cometidas e 2 escanteios. O Coritiba teve 6 finalizações (4 certas), 8 cruzamentos (nenhum certo), 10 faltas cometidas e 4 escanteios.

ATLÉTICO-MG 2 x 0 CORITIBA
Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Giovanni Augusto (Josué); Carlos (Maicossuel), Thiago Ribeiro (Cardenas) e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi
Coritiba: Bruno; Rodrigo Ramos, Luccas Claro, Welinton e Henrique; Alan Santos (Marcos Aurélio), João Paulo, Lúcio Flavio (Misael) e Thiago Galhardo; Rafhael Lucas (Paulinho) e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco
Gols: Thiago Ribeiro (44-1º e 21-2º)
Cartões amarelos: Thiago Galhardo, Alan Santos, Luccas Claro (C). Leonardo Silva, Carlos, Doglas Santos (A).
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Público: 12.309 pagantes
Renda: R$ 430.060,00
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

PRINCIAIS LANCES
Primeiro tempo
9 – Douglas Santos cruza da esquerda. Pratto cabeceia sobre o gol.
14 – Lúcio Flavio enfia para Rafhael Lucas, que erra o domínio. Wellington Paulista pega o rebote e chuta, de dentro da área. Victor segura.
15 – Giovanni Augusto chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
28 – Wellington Paulista chuta de longe. O goleiro segura no centro do gol.
33 – Falta frontal. Giovanni Augusto lança para a área. Jemerson cabeceia no canto. Bruno faz boa defesa. O árbitro marca impedimento.
35 – Contra-ataque. Wellington Paulista invade a área pela esquerda e chuta cruzado. A bola passa perto.
37 – Thiago Ribeiro chuta do bico da área. A bola passa perto, ao lado.
44 – Gol do Atlético. Pratto rouba a bola de Alan Santos, que pede falta. O árbitro deixa o lance seguir. Patric faz boa jogada na direita e rola para Thiago Ribeiro, na área. Ele gira e chuta no canto.

Segundo tempo
6 – Lúcio Flavio arrisca de longe. Victor espalma para escanteio.
14 – Marcos Aurélio recebe na área e cruza rasteiro. A zaga tira antes que Rafhael Lucas complete.
16 – Thiago Ribeiro cruza. Pratto cabeceia perto, ao lado do gol.
20 – Pratto ajeita para Douglas Santos, na área. Ele chuta fraco e Bruno defende.
21 – Gol do Atlético. Thiago Ribeiro toca para Patric, que devolve na área. Thiago Ribeiro chuta cruzado e acerta o canto.
28 – Paulinho recebe lançamento, invade a área e chuta. Victor defende.