A Copel inaugurou nesta quinta-feira (02) a nova subestação de energia Curitiba Leste e a rede de transmissão que a conecta ao Sistema Interligado Nacional. O conjunto recebeu R$ 130 milhões em investimentos e amplia em 18% a oferta de energia para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. 

Esse reforço estrutural vai permitir o atendimento a demanda crescente por energia no Leste do Paraná e é fundamental para o crescimento econômico da região, destacou o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna, durante a cerimônia de inauguração. 

A subestação Curitiba Leste está localizada na área rural do município de São José dos Pinhais, opera em extra alta tensão (525 mil volts) e conta com três transformadores que somam 672 megavolt-ampères de potência. Já a linha de transmissão em 525 mil volts, que liga Curitiba Leste à antiga subestação Curitiba, tem 29,4 quilômetros de extensão e é sustentada por 72 torres metálicas. A rede atravessa São José e Fazenda Rio Grande, além da Capital. 

O pacote de obras incluiu ainda dois trechos de linha de transmissão em 230 mil volts, com extensão total de 7,2 quilômetros, que permitiram a conexão de Curitiba Leste às subestações Uberaba e Santa Mônica (em Curitiba), Distrito Industrial de São José dos Pinhais e Posto Fiscal (em Paranaguá). 

ALTERNATIVA – Conectada a outras cinco subestações de grande porte, Curitiba Leste contribui para que o sistema elétrico da região fique mais seguro e estável, pois serve como uma alternativa de desvio de fluxo de carga, evitando o corte no fornecimento de energia aos consumidores em caso de contingência. A Copel conta com a parceria da Eletrosul, que tem 20% de participação no empreendimento. 

O diretor-presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Lamy, revela que há ainda outros grandes projetos em andamento na região. Temos um plano de investimento robusto para a rede básica de energia no Paraná. Especificamente na Capital, vamos entregar até 2016 a subestação Curitiba Norte e uma linha de transmissão que vai conectá-la à subestação Bateias 500 kV. O projeto está orçado em R$ 70 milhões.