RAFAEL VALENTE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre a Ponte Preta deixou o Corinthians perto dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro -grupo que vai à Libertadores-16-, mas não foi somente por isso que o técnico Tite sorriu após o duelo desta quinta-feira (2), no Itaquerão.
O treinador estava feliz por ter visto o time voltar a apresentar padrão semelhante ao primeiro semestre deste ano, quando o elenco contava ainda com nomes como Paolo Guerrero e Emerson.
“Foi a repetição do 4-1-4-1, mas com os meias [Jadson, Renato Augusto, Elias e Malcom] bastantes avançados para agredir mais o adversário”, disse, animado.
“No primeiro gol, quem cruzou a bola para o Jadson marcar foi o Elias, mas o penúltimo passe antes do foi dado pelo Renato Augusto. A estruturação da equipe está semelhante, mas com mais variações. Veja, o sistema numérico não é importante, mas a mobilidade que ele te dá.”
Apesar de não gostar de analisar individualmente seus jogadores, Tite acabou elogiando bastante o meia Elias. O jogador voltou ao time neste jogo contra a Ponte Preta após um período defendendo a seleção na Copa América do Chile. E foi peça chave na vitória.
“A percepção que ele tem dos espaços no campo é impressionante. É muito difícil fazer a marcação sobre ele. Ele surpreende muito”, disse o comandante.
TÍTULO
A expressão de Tite mudou quando ele foi questionado se, com a atuação desta quinta, é possível considerar o Corinthians favorito para o título do Campeonato Brasileiro.
“Depende do quanto a equipe vai crescer como equipe e também individualmente. É uma equipe que ainda não tem noção de como é a pressão. Digo que hoje sou mais orientador e conselheiro dos jogadores. No primeiro semestre, eu era desafiador até no tom de voz. Dizia a eles ‘vamos para cima que hoje é pau dentro, é competição’. Agora busca o amadurecimento”, explicou.
O Corinthians volta a campo no domingo (5) diante do Goiás, no Serra Dourada.