Seis cidades do Paraná vão receber a tocha olímpica da Rio-2016, segundo uma lista divulgada nesta sexta (3) pelo Ministério do Esporte.. Além de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Pato Branco estão no roteiro.

Antes de acender a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, dia 5 de agosto de 2016, a tocha olímpica vai percorrer 306 cidades em todas as regiões do Brasil. Com design que ressalta o conceito de brasilidade, a tocha olímpica Rio 2016 foi apresentada nesta sexta-feira, em Brasília, juntamente com o anúncio dos primeiros 82 municípios escolhidos para receber um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos.

A apresentação aconteceu em cerimônia com a participação da presidenta Dilma Rousseff, do ministro do Esporte, George Hilton, e do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. O principal símbolo das Olimpíadas vai seguir um roteiro que vai durar cerca de 90 dias e percorrer aproximadamente 20 mil quilômetros.

A jornada começa em maio de 2016, na Grécia, onde a tocha vai ser acesa em Olímpia, cidade-berço dos Jogos Olímpicos. De lá, vai passar por cidades gregas durante uma semana até chegar à capital Atenas, quando então segue direto para o Brasil de avião.

Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha vai ser carregada por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por cerca de 300 cidades. Em 82 delas, a tocha vai pernoitar. Todas as 27 capitais dos estados e do Distrito Federal estão incluídas na lista.

A presidenta Dilma Rousseff destacou que faltam 399 dias para a abertura dos Jogos do Rio 2016. Segundo ela, as obras estão em dia e o país, preparado para receber o megaevento.

Quando vemos a tocha, crescem para nós tanto a responsabilidade quanto a emoção. Está chegando o dia em que teremos a honra e o orgulho de ser o primeiro país da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da Terra. Estamos confiantes de que responderemos o desafio que recebemos. Vamos fazer com grande competência e com hospitalidade uma Olimpíada histórica, afirmou Dilma.