O Regimento de Polícia Montada (RPMon), batalhão mais antigo da Polícia Militar, está realizando operações em diversos bairros da capital paranaense e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com o objetivo de intensificar o policiamento preventivo proporcionando, assim, mais segurança à população. Nesta sexta-feira (03/07) foi a vez do bairro Água Verde, na área central da capital do estado, receber as equipes hipomóveis.

Devido aos registros de furtos e roubos, principalmente de veículos, no bairro Água Verde, a região tornou-se alvo das ações do RPMon, as quais serão repetidas. Diante disso, o RPMon aplica 40 conjuntos hipomóveis e 20 policiais em viaturas em vias de grande circulação de pessoas e veículos do bairro, com patrulhamento ostensivo e preventivo, focando principalmente nos pontos onde há maior registro de ocorrências.

Em todos o fim de semana faremos essa operação em diversos bairros de Curitiba. No Água Verde, estamos patrulhando com conjuntos hipomóveis e equipes no apoio com viaturas em pontos com maior índice de crimes. A alternância das equipes permite a abrangência da região, explicou o Comandante do RPMon, tenente-coronel Marcio Oscar Rocha.

Ainda segundo o tenente-coronel, o policiamento a cavalo é uma ação ostensiva que permite melhor aplicação dos policiais militares, além de apresentar presença diferenciada em comparação a uma viatura por exemplo, ou seja, possibilita um maior campo de visão ao policial militar no ambiente aplicado. O cavalo pode ser visto ao longe e o policiamento é melhor qualificado se aplicado no combate da criminalidade”, explicou.

Desde o início do ano, o RPMon tem atuado constantemente com o policiamento preventivo, atividade que tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade em vários locais da capital e RMC. Durante a aplicação do policiamento do RPMon na Vila Torres, alcançamos uma considerável redução na incidência de crimes naquela região”, , afirmou o tenente-coronel Márcio.