Centenas de pessoas participam hoje da quinta edição da Marcha das Vadias em Curitiba. A concentração teve início às 10h30, na Praça 19 de Dezembro, no Centro da cidade. O grupo vai percorrer as principais ruas da região central da cidade, protestando contra o machismo, a homofobia, o racismo e outras formas de opressão. Os manifestantes seguirão até a Boca Maldita, onde encerrarão a Marcha.

O tema desta edição é Vadias sabotando o Estado. Os participantes também protestam contra a ação policial realizada no dia 29 de março, no Centro Cívico, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas durante manifestação dos professores.

Além disso, a Marcha critica a frase pronunciada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), que disse O aborto só será votado por cima do meu cadáver.

O movimento surgiu no Canadá, em 2011 após uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, quando um policial convidado para orientar sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se não se vestissem como vadias.
Essa fala gerou indignação e diversos protestos que culminaram na primeira Marcha das Vadias. O movimento, que se espalhou pelo mundo, questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual.