SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar do frio e do tempo fechado, muitos paulistanos foram à avenida Paulista neste sábado (4) para pedalar na ciclovia pela primeira vez.
A via exclusiva para bicicletas, no canteiro central da avenida, foi aberta no último domingo. Neste sábado, não houve trânsito anormal na avenida, porque o movimento pela manhã foi baixo.
Moradora do Paraíso (zona sul), a professora Deise Perez da Cunha Lima, 49, foi pedalar na Paulista pela primeira vez. Disse que “sofreu” com o tempo em que a ciclovia esteve em obras, mas que apoia a iniciativa.
“Na época que estava reformando, eu paguei um preço alto por causa do trânsito. E é por isso que eu estou usando agora”, disse.
“Achei a sinalização eficiente, segura, mas ainda pouco frequentada. Mas achei que é mais para lazer, porque ainda liga nada a nada”, completou.
Por ora, a ciclovia vai da praça Oswaldo Cruz, no início da Paulista, até a rua da Consolação, onde acaba a avenida.
O produtor musical Marcelo Naral, 35, que mora em Higienópolis (centro) também aproveitou a manhã de sábado para conhecer a ciclovia. Levou a filha Beatriz, 5, para pedalar.
“Esta é minha primeira experiência. Eu fico fazendo escola para ela, porque os carros passam muito rápido. Mas ela nem percebeu minha aflição”, disse Naral, que costuma andar de bicicleta no parque Villa-Lobos, na zona oeste.
A convivência entre pedestres e ciclistas estava harmoniosa -2013;em parte também devido ao movimento baixo. As bicicletas paravam para os pedestres cruzarem a ciclovia nas faixas.
Alguns ciclistas paravam nos principais pontos turísticos da avenida, como em frente ao Masp, para fazer “selfies”.