Cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam fazenda nas proximidades da BR 80, em Brazlândia, a 45 quilômetros de Brasília. Eles reivindicam a desapropriação do terreno com cerca de 40 hectares, que fica na Colônia Agrícola Alexandre Gusmão, para assentamento das famílias.

Nossa discussão é que a área seja destinada a criação de um assentamento para as famílias, disse à Agência Brasil, o coordenador estadual do MST no DF, Edmar Fernandes.

Segundo o movimento, o Instituto Nacional e Colonização e Reforma Agrária (Incra) considera a área como disponível para assentamento. As famílias chegaram no terreno por volta de 4h40, quando começaram a montar o acampamento.

Fernandes ressaltou que a ocupação é pacífica e que o movimento espera um retorno do Incra na segunda-feira. Essa área é reivindicada por uma pessoa, mas o Incra indeferiu o seu pedido de posse, esperamos que na segunda-feira apareça alguém aqui para dialogar com a gente, disse.

Esta é a terceira vez que os integrantes do movimentam ocupam a propriedade. A reportagem da Agência Brasil tentou contato com o Incra, mas não obteve resposta.