SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A coalizão liderada pelos Estados Unidos realizou neste domingo (5) 38 ataques aéreos na Síria e no Iraque contra a facção terrorista Estado Islâmico (EI).
Dezoito dos ataques ocorreram em Raqqa, considerada a capital do califado declarado pela milícia sunita em 29 junho de 2014 na região.
Ainda na Síria, ocorreram bombardeios nas imediações de Hasaka e Kobani.
“Essa foi uma das maiores ações que já conduzimos. A capacidade do EI de se movimentar a partir de Raqqa foi enfraquecida”, disse Thomas Gilleran, porta-voz da coalizão.
Já no Iraque, houve 12 ataques aéreos.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, ao menos 23 membros do EI foram mortos nos ataques.
O grupo, no entanto, informou que uma escola de Raqqa também foi atingida, deixando seis civis mortos, incluindo uma criança.
Em comunicado, a coalizão militar informou que unidades táticas e veículos da facção foram atingidos e 16 pontes destruídas, dificultando o trânsito dos terroristas pelos territórios sírio e iraquiano.
Em maio, o EI conquistou a importante cidade iraquiana de Ramadi, a capital da província de Anbar.
Ataques dos EUA contra o EI ocorrem desde agosto de 2014. Segundo analistas, a estrutura da facção remonta a pelo menos 1999 e foi fortalecida por décadas desastrosas de política regional.