SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O surfista Alejo Muniz garantiu seu retorno ao WCT (Circuito Mundial de Surfe) após título no Ballito Pro, disputado contra o australiano Davey Cathels neste domingo (5), na África do Sul.
Muniz foi rebaixado para o WQS (Circuito Classificatório de Surfe) no ano passado, logo após ajudar Gabriel Medina a conquistar o título mundial.
“Isso é uma notícia incrível. É um sonho se tornando realidade, o de poder voltar a competir contra os melhores surfistas do mundo, contra os nossos ídolos”, disse o argentino naturalizado brasileiro, que conquistou 10.000 pontos com o resultado na África do Sul.
Dez surfistas na WQS serão qualificados para o Circuito Mundial. Alejo é o atual líder do ranking, com 22.250 pontos. O paulista Caio Ibelli ocupa a 4ª posição, com 15.300 pontos, e o também paulista Alex Ribeiro está em 5º, com 13.020.
A próxima etapa do WQS acontece nesta semana, com o QS 3000 de Acapulco, no México.
MEDINA
Alejo Muniz ganhou destaque por ser quem mais ajudou Medina a conquistar o título em Pipeline, no Havaí, em dezembro de 2014.
Isto porque foi ele quem eliminou o americano Kelly Slater e o australiano Mick Fanning, únicos que ainda podiam disputar o título mundial com Medina na última etapa do circuito.
“Para mim foi uma honra fazer parte desse momento histórico do surfe brasileiro. Eu não ganhei nada, foi tudo o Gabriel. Mas pela amizade com ele e o título inédito para o Brasil, eu não vou esquecer nunca do que aconteceu em Pipeline”, contou Muniz em entrevista à Folha, em março.
Mesmo com o feito, prejudicado por uma ruptura dos ligamentos do tornozelo que o fez perder duas etapas no começo da temporada, ele foi rebaixado da elite logo em seguida.