PAULA SAVIOLLI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na tarde fria deste domingo (5), o Minhocão, no centro de São Paulo, estava repleto de pessoas caminhando, andando em suas bicicletas e skates e passeando com seus cachorros. Mas algumas vestidas com trajes típicos juninos roubaram a cena.
A via elevada recebe um misto de festa junina (ou “julina”, no caso) com uma feira ao ar livre neste domingo. Ao longo do elevado Costa e Silva, nome de batismo do Minhocão, espalhavam-se vendedores de artesanatos a calçados, além de carrinhos de pipoca e bebidas.
“A festa junina no Minhocão, que está em sua quarta edição, é colaborativa e foi organizada através do Catarse [plataforma de arrecadação de fundos para viabilizar projetos]”, disse Marco Macarena, que faz parte do grupo de pessoas que organiza a festa.
“Nós não somos um coletivo, mas pessoas que se conhecem e que se juntam para fazer a festa acontecer. Toda criança que vem aqui para brincar também faz parte da organização”, afirma.
Macarena conta que o evento atinge as pessoas que já frequentam o Minhocão. “O público da festa já vem aqui, são pessoas que passam e acabam participando da festa”, diz.
“Sempre passeio no Minhocão, mas hoje vim para a festa”, conta Mary Sachse, uma das visitantes assíduas da via.
“Está mais cheio do que o normal. Eu moro aqui perto, em um prédio de frente ao Minhocão e também venho sempre”, comenta Aura Barros do Carmo, que defende que o elevado deveria ser aberto para visitação nos dois dias do final de semana.
Atualmente, a via é fechada ao trânsito e aberta ao público nos domingos, a partir das 15h; a prefeitura estuda abri-lo também aos sábados.
Na parte de baixo do elevado, na praça Marechal Deodoro, acontecia uma festa mais “tradicional”, com barraquinhas e banda ao vivo, que tocavam músicas típicas juninas.