MARCELO SALTON
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O momento positivo do Palmeiras ganhou novo impulso neste domingo (5). A equipe dirigida por Marcelo Oliveira conquistou a sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, ao vencer a Ponte Preta por 2 a 0, em jogo disputado na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O atacante Dudu foi o principal destaque, marcando os dois gols da partida, aos 8min e aos 39min da etapa inicial, ambos após passes de Rafael Marques.
Se oficialmente, a partida aconteceu na casa da Ponte Preta, a realidade era bem diferente. A maior parte dos 11 mil torcedores era formada por palmeirenses. Com o apoio das arquibancadas, o Palmeiras foi superior desde o começo do duelo.
A vitória elevou o alviverde à sétima posição, com 18 pontos -e a três da zona de classificação para a Libertadores. A Ponte Preta permanece com 16 e agora ocupa o décimo lugar.
O Palmeiras volta a jogar na próxima quarta-feira (8), quando recebe o Avaí às 21h. No mesmo dia, às 19h30, a Ponte Preta enfrenta o Coritiba no estádio Couto Pereira, em Curitiba.
O JOGO
Sem Fernando Bob e Renato Cajá, suspensos, e o atacante Biro Biro no banco de reservas, a Ponte Preta entrou em campo armada para contra-atacar. A estratégia do técnico Guto Ferreira durou apenas oito minutos.
Melhor tecnicamente e mais confiante desde a chegada do técnico Marcelo Oliveira, o time palmeirense abriu o placar em sua primeira oportunidade.
Aos 8min, Rafael Marques ficou com a bola na entrada da área e colocou a bola na cabeça de Dudu. O camisa 7 surpreendeu o goleiro Marcelo Lomba ao testar no canto esquerdo, abrindo o placar.
O gol forçou a Ponte Preta a adiantar a marcação. Em compensação, abriu mais espaços para os atacantes palmeirenses.
Aos 39 min, Leandro Pereira dividiu com o marcador e Rafael Marques pegou a sobra, antes de cruzar da direita para Dudu. O atacante teve apenas o trabalho de desviar para as redes, fora do alcance do goleiro rival.
Depois do intervalo, o time alviverde diminuiu o ritmo. A Ponte Preta, porém, mostrou muita dificuldade na armação de jogadas.
A situação só melhorou após a entrada de Biro Biro. Aos 30min, o atacante lançou Felipe Azevedo dentro da área, que serviu Leandrinho. O jovem de 16 anos finalizou rente ao poste esquerdo de Fernando Prass.
Dudu ainda teve a chance de fazer o terceiro gol. Aos 40min, ele foi lançado por Zé Roberto, ganhou na velocidade do marcador e driblou Marcelo Lomba, mas perdeu o ângulo e bateu à esquerda do gol.
Aos 44min, Dudu foi o garçom ao fazer cruzamento na medida para Cristaldo. O argentino viu o chute ser defendido por Marcelo Lomba, e na sobra bateu forte sobre o travessão.
PONTE PRETA
Marcelo Lomba; Rodinei, Renato Chaves, Pablo e Gilson; Juninho, Paulinho (Leandrinho), Roni (Biro Biro) e Vitor Xavier; Cesinha (Diego Oliveira) e Felipe Azevedo. T.: Guto Ferreira
PALMEIRAS
Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Arouca, Rafael Marques (Cleiton Xavier), Robinho (Zé Roberto) e Dudu; Leandro Pereira (Cristaldo). T.: Marcelo Oliveira
Gols: Dudu, aos 8min e aos 39min do 1º tempo
Cartões amarelos: Cesinha, Vitor Xavier e Renato Chaves (PO); Lucas, Victor Ramos e Dudu (PA)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Estádio: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Público: 11.074 pagantes