A comunidade polonesa comemorou ontem os 35 anos da visita do papa João Paulo II a Curitiba. A festa aconteceu no Memorial da Imigração Polonesa, com almoço típico, apresentações de grupos folclóricos e celebração de uma missa.

Durante todo o dia houve ainda feira de produtos típicos da culinária e do artesanato polonês. As apresentações começaram com a Banda Lyra e prosseguiram com o Grupo Folclórico Polonês Wawel, da Colônia Muricy, e o Grupo Folclórico Polonês Szarotka, de Balsa Nova. O Grupo Escoteiro Marechal Rondon participou da festa fazendo uma cerimônia de entrada das bandeiras e juramento.

Às 16 horas aconteceu a missa celebrada pelo Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewski, com acompanhamento do Coral João Paulo II, de Curitiba, e do Coral Padre Dworaczyk, da Colônia Muricy.

Durante o evento, foi aberta uma exposição biográfica de São João Paulo II, cedida pelo Consulado Geral da República da Polônia. Outra mostra apresentará imagens e relíquias da visita do papa a Curitiba, pertencente ao acervo particular de Danuta Lisicki Abreu.

Além de passar pelo Bosque da Imigração Polonesa, João Paulo II rezou uma missa no Centro Cívico, que recebeu o maior público da sua história. Oficialmente, eram cerca de 700 mil pessoas concentradas na Praça Nossa Senhora de Salete e ao longo da Avenida Cândido de Abreu, mas há quem diga que eram um milhão de pessoas.