FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (6) que poucas categorias do Brasil tiveram mais de 12% de aumento real nos últimos quatro anos. A declaração foi feita após ele ter sido questionado sobre os números inflados dos salários dos professores, divulgados pelo governo durante a greve da categoria.
O tucano dizia que a paralisação não fazia sentido, pois, segundo ele, os professores tinham recebido reajuste de 45% ao longo do seu mandato anterior (2011-2014). Mas estava incluído nesse valor a inflação e gratificações.
O governador disse que as gratificações devem ser contabilizadas, mesmo sem causar diferença no salário mensal do trabalhador. “Quando você incorpora gratificação, o aposentado que não recebia nada passa a receber. E, quem está na ativa, é tudo o que ele quer. Quando você incorpora a gratificação, ele [trabalhador] passa a ter reajuste sobre 13º [salário], sobre férias e se aposenta com este valor. Então, não tem nada escondido.”
Alckmin afirmou que os dados divulgados pelo governo estavam corretos e só mudavam de acordo com os cálculos. “O aumento real, descontada a inflação, é de 21%. Se você descontar as gratificações, que eu acho que não podem ser descontadas, seria mais de 12% de aumento real. Então depende da forma como você verifica”, concluiu.
Ao ser questionado sobre uma possível candidatura à presidência em 2018, o governador não respondeu se ele ou Aécio Neves deve ser o indicado pelo partido. “2018 está longe ainda, tem tempo. Candidatura presidencial não se persegue nem se recusa se for convocado, mas tudo tem seu tempo. Nós temos todos que ajudar o Brasil a suspeitar esse período difícil que ele está atravessando.”