A Urbs pretende assumir a manutenção dos elevadores instalados nas estações-tubo do eixo Norte/Sul, formado pelas Avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de Setembro. Para isso abriu, na última sexta-feira (03), um processo administrativo contra a empresa responsável pela manutenção dos elevadores das 32 estações deste eixo.

A manutenção desses elevadores era prevista no contrato de instalação desses equipamentos, firmado em 2012, nas obras de desalinhamento das estações-tubo neste trecho.

A empresa deixou de atender as notificações para conserto dos elevadores, que vêm enfrentando problemas em função de atos de vandalismo ou utilização incorreta do equipamento. Como os equipamentos estavam no período de garantia e a empresa não deu retorno adequado as suas obrigações, a abertura do processo é necessária para que a Urbs possa assumir a manutenção.

Curitiba tem 207 estações-tubo com elevadores. A Urbs mantém, desde 2013, uma equipe técnica com oficina volante exclusivamente para manutenção de elevadores de 175 estações. A intenção é de que a equipe, que faz manutenção preventiva e consertos, possa cuidar também dos elevadores destas 32 estações.

A criação de uma equipe exclusiva reduziu o número de chamados para consertos de 45 para dez por mês. Quando é feito um chamado, a equipe se desloca de imediato e, na maioria das vezes, o conserto é feito na hora.

O elevador só não fica pronto no mesmo dia quando é preciso encomendar alguma peça, uma vez que eles são feitos exclusivamente para Curitiba.

Manutenção

Das 345 estações-tubo da cidade, 207 têm elevador. Outras 87 possuem rampas de acesso e o restante está em projeto de implantação de acessibilidade. No eixo Norte/Sul são 64 tubos (32 estações ida e volta), todas com acessibilidade.

A comunicação de que um elevador está com problema é feita rapidamente, seja pelo usuário, através da Central 156, seja por cobradores, motoristas ou fiscais da Urbs.

Quando o problema ocorre em elevadores de estações sob responsabilidade da Urbs, a equipe é acionada imediatamente. No caso do eixo Norte/Sul a empresa responsável é acionada pela Urbs.

As notificações encaminhadas desde o início da semana passada não foram atendidas pela empresa.

O problema em estações no eixo Norte/Sul ocorre principalmente no botão de acionamento da plataforma de elevação. Este botão é colocado de forma a permitir que mesmo pessoas sem movimento total dos braços tenham condições de acionar o elevador. Em algumas estações do trecho, os botões estão quebrados e, em outras, as botoeiras foram arrancadas.

Nos últimos dias foram constatados defeitos em botoeiras em elevadores nas estações Holanda e Passeio Público, no sentido Santa Cândida; e Holanda, Antonio Lago, Joaquim Nabuco, Gago Coutinho, Bom Jesus, Moisés Marcondes, Constantino Marochi, Coronel Dulcídio, Bento Viana, Central, e Alferes Poli no sentido Capão Raso.