SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A pista local das marginais Tietê e Pinheiros terão a velocidade reduzida de 70 km/h para 50 km/h a partir do próximo dia 20. O limite será inferior ao anunciado inicialmente pelo secretários dos Transportes, Jilmar Tatto, que apontava redução para 60 km/h.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a mudança visa melhorar as condições de segurança do trânsito. “Ao analisar o fenômeno observa-se que, na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado os danos físicos e materiais causados por ele”, diz, em nota.

A mudança das velocidades máximas vai atingir também as pistas expressa e central das marginais.

No caso da pista expressa, ela vai diminuir de 90 km/h para 70 km/h, e de 70 km/h para 60 km/h no caso dos veículos pesados. Já na pista central da marginal Tietê a redução será de 70 km/h para 60 km/h. O número de mortes no trânsito cresceu no ano passado na capital paulista, na comparação com o ano anterior. Foram 1.249 óbitos, ante os 1.152 de 2013, o que corresponde a uma alta de 8,4%. A marginal Tietê foi a que mais acumulou mortes, chegando a 40- 33 de pedestres ou motociclistas.