A violência de gênero foi apontada como causa em 20% dos homicídios qualificados (consumados ou tentados) denunciados pelo Ministério Público do Paraná, em pouco menos de três meses. É o que aponta levantamento feito pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero, que considerou os registros feitos no Sistema PRO-MP, entre 10 de março (data em que começou a vigorar a Lei do Feminicídio) e 4 de junho de 2015.

Ao todo, foram oferecidas à Justiça pelo MP-PR 103 denúncias no período. Destas, segundo a análise dos números, 21 configuram casos de violência de gênero (19 por assassinatos de mulheres e dois envolvendo homens vítimas de homicídios praticados por ex-companheiros das mulheres vítimas de lesão corporal).

Com base na avaliação dos números, podemos concluir que, considerados apenas os casos envolvendo mulheres enquanto vítimas, que somam 28 dos 103 casos, 25% tratam de violência de gênero, comenta a promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, coordenadora do Nupige.