Curitiba pode ficar sem o serviço de aluguel de bicicletas nos bicicletários públicos instalados em praças e parques da cidade. O problema é que os permissionários que venceram a licitação para ocupação dos espaços estão desisitindo do negócio. A alegação é a inviabilidade econômica e também falta de estrutura nos bicicletários. A informação ganhou as redes sociais depois que o site Ir e Vir de Bike publicou a notícia no seu portal na semana passada.

A Bicicletaria.net, empresa permissionária do sistema, notificou oficialmente à Prefeitura sobre a intenção de devolver os equipamentos e encerrar as operações nos locais. A Kuritbike, que hoje opera o bicicletário do Centro Cívico, vai migrar suas atividades para um espaço privado ainda a ser definido, diz a matéria do Ir e Vir de Bike.

Eles também criticam a posição da Prefeitura de ter indeferido o pedido para exploração do negócio de aluguel de bicicletas no Parque Barigui, o maior de Curitiba. Mas ao mesmo tempo, ter autorizado a implantação de um serviço privado de aluguel de bicicletas elétricas.

A permissão era para a exploração de três bicicletários — Parque São Lourenço, Jardim Botânico e Centro Cívico. O serviço de aluguel no São Lourenço não funciona mais desde a semana passada. A do Jardim Botânico também estava desativada por falta de segurança. A do Centro Cívico deve funcionar até setembro apenas.

Os bicicletários começaram a funcionar no início de 2013, e cerca de oito meses depois passou pela primeira reformulação. Neste período, a média de aluguel de bicicletas ficou em 10 por dia. A licitação para a operação dos bicicletários foi lançada em 2011 e chegou a ter 30 interessados.

O bicicletário do Parque São Lourenço fica na rua José Brusamolin, perpendicular à Mateus Leme. O do Centro Cívico, fica na rua Jacy Loureiro, em frente ao Palácio das Araucárias. E no Jardim Botânico na rua Engenheiro Ostoja Roguski, perpendicular à rua Professor Lothario Meissner, ao lado do Velódromo do Parque.

A Prefeitura confirmou o recebimento do ofício da Bicicletaria.net, e informou que a definição do problema está à cargo da Procuradoria Jurídica. Também informou que o serviço será reformulado, msa sem adiantar mais detalhes.

Subconsessão — À véspera do início da Copa do Mundo, a empresa Kuritbike assumiu, como subconcessionária, os bicicletários do Centro Cívico e do Parque São Lourenço. O bicicletário do Botânico sequer voltou a abrir, já que não oferecia condições de segurança para operar após três assaltos. O bicicletário do São Lourenço foi fechado no início deste ano por falta de condições de funcionamento. Já o do Centro Cívico será devolvido em breve, encerrando a curta história dos bicicletários curitibanos.