FELIPE BÄCHTOLD
PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Uma greve de servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deflagrada nesta terça-feira (7) atinge unidades do órgão em 19 Estados e no Distrito Federal, de acordo com a federação da categoria.
Os servidores pedem reajuste salarial de 27%, incorporação de gratificações e abertura de concurso público.
Em alguns dos principais Estados, a mobilização atinge mais de 70% dos funcionários do órgão, segundo os sindicatos.
No Paraná, os servidores afirmam que 90% dos funcionários pararam de trabalhar. Em Minas, de acordo com o comando de greve, mais de 20 escritórios do INSS não estão funcionando em todo o Estado.
Em Porto Alegre, dezenas de servidores fizeram uma caminhada pelo centro da cidade e fecharam a rua onde funciona a sede regional do órgão. Com um carro de som, fizeram piquete e vaiaram os funcionários que não aderiram ao movimento.
Na Bahia, onde a adesão é estimada em 60%, os grevistas também percorrem unidades para pressionar pela paralisação.
Os médicos peritos, que são filiados a outro sindicato que não aderiu à greve, também têm o trabalho parcialmente afetado pela paralisação dos servidores.
A direção do INSS afirmou que os segurados que tinham atendimento marcado e não foram atendidos terão a consulta reagendada. Também informou que dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 135.
Em nota, o órgão diz que “mantém as portas abertas” para uma negociação sobre o impasse com os servidores.