Os requerimentos enviados pela Câmara Municipal à Prefeitura de Curitiba, entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, superaram o balanço das solicitações referentes ao primeiro semestre dos dois primeiros anos da atual legislatura. Os vereadores protocolaram 9.160 solicitações ao Executivo, contra 7.023 em 2014 e 7.386 em 2013. Na última quinzena de junho, por exemplo, as 871 proposições protocoladas indicaram necessidades de 57 dos 75 bairros de Curitiba. Apenas o Ahú, Alto da Glória, Barreirinha, Cachoeira, Campina do Siqueira, Capão da Imbuia, Centro Cívico, Ganchinho, Hugo Lange, Jardim Botânico, Juvevê, Lamenha Pequena, Mossunguê, Riviera, Santa Quitéria, São João, São Miguel e Vila Izabel não foram contemplados.

Janeiro teve o menor número de requerimentos à prefeitura: 814. Já março, com 2.113 pedidos, superou a média do semestre. Estes requerimentos são um tipo de proposição em que a Casa reivindica melhorias e serviços públicos para a cidade, como para a pavimentação, a atuação da Guarda Municipal, operações tapa-buracos, a iluminação, podas de árvores, a retirada de entulhos, a sinalização de trânsito ou a implantação de lombadas, semáforos e de equipamentos de lazer.

As proposições também tratam de assuntos menos comuns. Um exemplo, no período pesquisado, foram dois pedidos de desratização. Um deles, de iniciativa do vereador Cristiano Santos (PV), é para um terreno localizado no Cabral (044.09429.2015). O outro, de Rogério Campos (PSC), é para o canal extravasor da avenida Henry Ford, no bairro Fanny (044.09849.2015). De acordo com o Executivo, ambos foram contemplados.

Além de solicitações para endereços e logradouros específicos, o balanço da última quinzena do mês passado aponta reivindicações válidas para toda a cidade. Um desses requerimentos genéricos pede à Urbs a atualização dos avisos sonoros no interior dos ônibus (044.10195.2015). O autor, Pier Petruzziello (PTB), justifica que as gravações com erro prejudicam principalmente os turistas e as pessoas com deficiência visual.

Os requerimentos à Prefeitura de Curitiba podem ser apresentados pelos vereadores (individualmente ou em parceria com um ou mais parlamentares), bancadas, blocos, comissões, Comissão Executiva e Mesa Diretora. Eles não abrangem os pedidos oficiais de informações (lidos no pequeno expediente e deferidos pela presidência) ou as indicações de sugestão ao Executivo (sujeitas à deliberação pelo plenário).