SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Manifestantes bloqueavam o sentido centro da rua da Consolação, na região central de SP, na noite desta terça-feira (7). O grupo protestava contra a redução da maioridade penal. Por volta das 19h, os manifestantes estavam na altura da rua Matias Aires. A previsão é que eles sigam até a praça Roosevelt, também no centro.

De acordo com organizadores, o ato, que foi iniciado no vão-livre do Masp, na avenida Paulista, reunia cerca de 5 mil pessoas. A Polícia Militar não informou estimativa de público.

O protesto era formado principalmente por estudantes universitários e do ensino médio, que gritavam palavras de ordem contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados. “A redução [da maioridade penal] só vai prender a galera pobre e negra que mora na periferia”, disse um dos estudantes em um carro de som.

Diversas pessoas utilizavam panos e máscaras para cobrir o rosto, mas não havia registro de confronto. Também era possível ver entre os manifestantes bandeiras de organizações como Anel (Aliança Nacional dos Estudantes-Livre), PCO (Partido da Causa Operária), UNE (União Nacional dos Estudantes) e Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Na última quinta-feira (2), a Câmara aprovou em primeira votação de 18 para 16 a idade mínima para a imputação penal em casos de crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto ainda precisa ser votado em um segundo turno pela Casa e ser analisado pelo Senado.