A crise econômica está afetando as vendas de 82,1% das empresas do agenciamento turístico do Brasil em 2015, segundo pesquisa realizada pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) para o Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo) com o objetivo de avaliar as expectativas do setor durante a Temporada de Inverno.

Entre as empresas que indicaram influência negativa na movimentação, a queda superior a 20% foi apontada tanto nas vendas para pessoas físicas (71,6% das empresas consultadas), quanto nas vendas para público corporativo privado (45,1% das empresas). Por sua vez, o setor público apontou menor redução nas vendas, com 59,4% das empresas consultadas indicando uma queda de até 10%.

Expectativas — Segundo Ilya Michael Hirsch, presidente em exercício do Sindetur-SP, as vendas do setor de agenciamento turístico para pessoas físicas foram as mais afetadas negativamente pelos efeitos da crise econômica brasileira com variação média de -39,8%, enquanto que para o segmento corporativo privado a queda de vendas teve variação média de -25,7%.

De acordo com o levantamento, mais da metade das empresas consultadas (67,7%) acreditam que as vendas voltarão aos patamares normais no prazo de um ano. Para uma parcela menor das empresas (9,5%), a queda nas vendas ainda deve continuar por mais um ou dois anos. E para (22,9%) delas este período será superior a dois anos.

Emprego — Quanto ao quadro de colaboradores, 22,3% das empresas consultadas afirmaram que já demitiram em razão da crise econômica e outras 34,6% admitiram que ainda há risco de demissões.