A CBF criou o Conselho de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro. No papel é até muito legal. Pessoas experientes, profissionais e ex-profissionais se reunindo para dar sugestões para a evolução do nosso futebol. Os comandantes da seleção estão conversando com o mercado do futebol e também ex-jogadores, ex-técnicos, atuais jogadores e técnicos, jornalistas, gente de tecnologia, reunindo esse povo, ouvindo análises, diagnósticos, visando corrigir os erros do passado. Bom Senso FC¿ Até agora não foram procurados.

É legal ver esta boa vontade em parar, reunir gente do meio, conversar e discutir o futebol antes de continuar um projeto que não está dando resultados. Mas…. calma aí!

Ouvi o ex-técnico Carlos Alberto Parreira, o ex-jogador Falcão, os comandantes da seleção, todos dizendo que sabem o que está acontecendo no futebol brasileiro. Em resumo, quase todos disseram que o futebol precisa cuidar das categorias de base, dando atenção aos clubes. E se a culpa fosse mesmo das categorias de base dos clubes, a CBF estaria completamente eximida da culpa dessa bagunça e desorganização do nosso futebol, principalmente na seleção brasileira. Vamos combinar uma parada aqui entre nós: A grande verdade, você, sem gravata, no estádio e na frente da televisão vendo jogo e eu trabalhando na crônica já sabemos de tudo isso que eles se reuniram para falar. E nem precisamos ter tomado de 7×1, perder nos pênaltis para o Paraguai e sofrer contra a Venezuela.

Estão no comando dessas discussões o presidente Marco Polo Del Nero, que está sendo investigado por receber grana e beneficiar parceiros da CBF. O mesmo que foi eleito graças ao seu ex-presidente José Maria Marín, sua extradição está em andamento, sendo ele um dos suspeitos de participar de corrupção na FIFA. Outro que está no comando desta operação para desenvolver o futebol brasileiro é Gilmar Rinaldi, que de terceiro goleiro do Tetra, se transformou em empresário de jogador e durante 15 anos, era a sua atividade antes de ser chamado para ser o coordenador de seleções. Um dos seus clientes era Adriano Leite Ribeiro, o Imperador. Outra pessoa chave nesta mudança do futebol é o atual técnico da seleção Dunga, eliminado para o Paraguai nos pênaltis na Copa América, e na Copa 2010 foi eliminado para a Holanda.

Bem provavelmente não serei convidado a falar com essas pessoas sobre o futebol brasileiro, mesmo porque se fosse chamado, eu falaria que o grande problema está justamente nestas pessoas que hoje administram o futebol. Estas pessoas que estão reunindo gente para encontrar as soluções, não são as pessoas ideais para administrar o futebol e as mudanças que precisamos. Começa por aí. Quero ver quem terá coragem de se reunir com a CBF e pedir ao presidente que renuncie, pois está sendo investigado, sendo ele mesmo aliado de um indiciado pelo FBI.

Dunga não fez um trabalho digno de continuar, sem contar que desde que assumiu a primeira vez, o que ele tem se acostumado a fazer é contra atacar seus adversários e berrar indiretas para a sua oposição. A CBF precisaria ficar em cima dos empresários de jogadores, mas justamente Gilmar vai cuidar disto com a mentalidade de um empresário que agora está à frente de uma coordenação para ir contra o que fez em 15 anos, quando era justamente um empresário. Segurar patrocinadores, deixar o técnico livre para convocar sem interesses.

O Conselho é uma grande idéia de um grupo que não deveria estar ali para desenvolver. É a minha opinião.

Mauro Mueller é apresentador do Show de Bola da Rede Massa, radialista e ator