A novela envolvendo o futuro de Ronaldinho Gaúcho pode ter chego ao fim. Embora o Fluminense ainda não confirme oficialmente, o ex-melhor do mundo já está praticamente certo nas Laranjeiras. A tendência é que o camisa 10 assine contrato até o final de 2016, tornando o principal reforço da equipe que luta pela Libertadores, mas deve perder duas de suas maiores joias (o atacante Kennedy já acertou com o Chelsea e o meio-campista Gérson interessa ao Barcelona e à Juventus).

Desde que o jogador acenou que não permaneceria no futebol mexicano (desde que deixou o Atlético-MG Ronaldinho vinha defendendo o Querétaro), o Fluminense havia demonstrado interesse na contratação. Com o alívio na folha salarial após as saídas de Wagner e Martinuccio (que no ano passado atuou emprestado ao Coritiba), o clube conseguiu fazer uma boa oferta, com Ronaldinho recebendo, além do salário fixo, bonificações em ações de marketing e por seu desempenho em campo.

A intenção do clube carioca é que Ronaldinho, que deve assumir a camisa 10, torne-se um “garoto propaganda”, ajudando a alavancar o programa de sócios. Antes, Flamengo e Atlético-MG usaram a contratação do atleta de forma parecida. No Urubu, o jogador ficou devendo, e o clube também (até hoje há uma briga na Justiça). Já no Galo, o atleta fez sucesso e virou ídolo, com títulos como o da Libertadores em 2013, inaugurando uma nova fase na historia do clube mineiro.

Vale ressaltar, porém, que embora o negócio esteja encaminhado, as coisas ainda podem desandar. Recentemente, inclusive, Eurico Miranda chegou a afirmar que Ronaldinho estava 90% acertado com o Vasco, mas em seguida desistiu do negócio. Já em 2011, antes de acertar com o Flamengo, o jogador se envolveu em outra novela, que teve ainda como personagens Palmeiras e Grêmio.