Depois de idas e vindas, das muitas caras feias da Merker e representantes de seus países satélites, a Grécia deverá receber 86 bilhões de euros de ajuda nos próximos 3 anos. Motivo para realizar uma hecatombe, como nos velhos tempos da Antiguidade.

Para o primeiro ministro Alexis Tsipras, foram seis meses de luta com unhas e dentes, como se acostumou a dizer a nossa presidenta. Mas tudo isso apenas me lembra de uma senhora que, ao contratar uma nova empregada, induzia logo a coitada a comprar máquina de costura, roupas, eletrodomésticos na prestação, ficando de avalista. Assim, assegurava a permanência da empregada, que passava a viver no famoso sistema do barracão, tão em uso em fazendas do Brasil profundo , nas minerações ou atualmente nas fábricas de confecções: uma escravatura.

A Grécia, que foi levada pela Europa Comunitária a fazer parte do sistema, em pról da própria Europa Comunitária, teve até tratamento especialnas contas para ser aceita na comunidade e recebeu elevadas somas de euros como empréstimo. Barracão puro.

Todo mundo sabe que quem dá dinheiro emprestado sabendo que o recebedor nunca terá condições de pagar tanta bondade, é o principal culpado. Ou está muito mal intencionado, com planos pouco honestos para o futuro imediato. A vantagem é que a rigidez germânica bateu de frente com a França e a Itália, dois países que ao somarem suas economias, rivalizam com o poderio da Alemanha.

Nesses seis meses do primeiro semestre 2015, o Turismo na Grécia cresceu 6.7%. A capital Atenas mostrou um aumento de 25% no número de visitantes; Mykonos, 7,5% e Santorini, 20% em relação a junho do ano passado.

Assim, prepare sua mala, pegue o protetor solar, os óculos escuros, a roupa de linho descontraído, a sandália e o calçado confortável e vá ser feliz no sol grego, na amizade de um povo que nos ensinou tudo o que sabemos.

Dayse Regina Ferreira

Na ilha de Apolo, a pedra que representa o centro do mundo, o centro do Universo

DESTAQUES

DURMA DE GRAÇA
A Turkisch Airlines oferece pernoite gratuito para os passageiros que têm conexões mais longas . Já havia a promoção e também o city tour pelas belezas de Istambul, preenchendo as horas de espera dos novos voos.

O serviço de transfer também é gratuito do hotel e para o aeroporto. Passageiros da classe econômica e confort class que tenham 10 horas de espera entre a chegada e a partida do aeroporto de Istambul são os que têm direito ao pernoite. Se for passageiro da Business Class, o período diminui para 7 horas. Tudo simples, sem burocracia: basta chegar ao balcão desse serviço, apresentar o bilhete confirmado. Não é preciso voucher nem reserva antecipada. Saiba mais no www.flyturkisch.com.br

NOVO PASSAPORTE
Ele já teve validade de dez anos. Depois passou para apenas cinco anos. Agora volta aos dez anos de validade. Tiraram a marca da República, fizeram um céu de brigadeiro com o Cruzeiro do Sul. E dobraram a taxa obrigatória.

UCRAINA EM CURITIBA
Artistas ucranianos e Grupos ucranianos do Canadá, estarão se apresentando depois de amanhã, dia 15 de julho, no Teatro Guaira. Seguem depois para o Teatro da Ópera em Porto União (SC) e Teatro Municipal de Cascavel, no dia 19 de julho. O verdadeiro Tributo à Ucraina acontece no momento em aquele país sofre com a invasão de seu território pelas tropas russas. Os espetáculos serão uma boa oportunidade de conhecer melhor a arte e a cultura da terra , cujos filhos criaram raízes no nosso país.