LUIZA FRANCO
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um acidente entre um parapente e uma asa-delta na Pedra Bonita, famoso ponto de voo livre da zona sul carioca, acabou registrado em vídeo por um visitante que acompanhava as decolagens no local.
A reportagem teve acesso ao vídeo da batida -ocorrida em março deste ano- que vem sendo compartilhado pelas redes sociais.
É possível ver o parapente decolando ao mesmo tempo em que a asa-delta. Em seguida, há um choque no ar e os dois equipamentos de voo caem na própria montanha, pouco abaixo do ponto de decolagem dos pilotos de parapente.
A rampa para as decolagens de asa-delta fica alguns metros acima do local onde partem os parapentes. Para evitar acidentes, existem fiscais que autorizam os voos de forma alternada.
Segundo o presidente do Clube São Conrado de Voo Livre, Sidney Esch, responsável pela gestão das rampas na Pedra Bonita, houve uma falha de comunicação entre os fiscais, o que resultou no acidente. “Os dois fiscais foram demitidos”, disse Esch à reportagem.
Havia um instrutor e um passageiro em cada equipamento de voo. De acordo com o Clube de São Conrado de Voo Livre, o piloto da asa-delta era o instrutor Celso Conceição, conhecido como Celso Saquarema. Ele quebrou o braço no acidente.
Situada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita virou um ponto turístico que atrai principalmente os fãs de esportes radicais. Em 2013, outra decolagem neste mesmo local quase provocou um acidente grave.
Na ocasião, o instrutor de parapente Luiz Gonzaga Pereira de Souza, que conduzia o turista Sudmar Franzin em um voo duplo, ficou cerca de quatro minutos perdido dentro de uma nuvem. O episódio provocou a suspensão temporária da licença de voo de Souza.