Endurance. A palavra pintada a bordo do navio inglês nunca foi tão apropriada para uma expedição. Resistência, a tradução em bom português, resume de forma certeira o que passou a tripulação daquele navio que saiu do porto de Plymouth para realizar uma das maiores sagas da humanidade de todos os tempo. Parte dessa história será lembrada por quatro expedições a bordo do Silver Explorer, em comemoração ao centenário da expedição preparada pelo o explorador inglês Sir Ernest Henry Shackleton.

Aqui vai um breve resumo para quem não conhece a história. Na virada do século passado vários aventureiro criavam expedições para chegar primeiro em lugares por onde o homem ainda não tinha pisado. Uma dessas corridas foi para a Antártida, com uma disputa acirrada para ver quem chegaria primeiro ao pólo Sul. Nessa disputa o inglês Shackleton perdeu a corrida para outro navegador aventureiro, o norueguês Amudsen. Mas não se deu por vencido. Resolveu fazer uma outra expedição para cruzar – pela primeira vez – o Pólo Sul a pé!.

Assim em agosto de 1914 reuniu 28 homens – selecionados criteriosamente por suas habilidade – havia médico, cozinheiro, navegadores, veterinários e treinadores de cães (a bordo do navio embarcaram 70 cachorros de neve, especialistas em puxar trenós) e até um fotógrafo. Todos partiram rumo ao Pólo Sul. O objetivo era chegar com um navio por um lado do Pólo, se jogar no gelo e atravessar a pé até o outro lado onde uma outra embarcação estaria esperando os aventureiros. Simples não? Não.

Quando o navio estava no Mar de Weddel, chegando perto do ponto de desembarque, em janeiro de 1915, encalhou numa grande placa de gelo e – depois de quase dez meses tentando sair de lá, a pressão da placa de gelo começou a destruir o navio. A solução foi retirar o mais importante para a sobrevivência, embarcar tudo nos botes salva-vidas e buscar socorro ou um porto seguro para a tripulação. Conseguiram achar uma praia na Ilha Elefante para fazer um acampamento e, de lá, Shackleton reuniu cinco dos melhores navegadores e fez uma travessia ousada entre o acampamento e a Ilha Geórgia do Sul, com uma pequena embarcação de 7 metros e enfrentando temperaturas negativas e ondas enormes.

Conseguiram – com muito sacrifício – depois de duas semanas chegar na Ilha para buscar reforços. Mas a tarefa não foi fácil. O barco estava quebrado e eles tiveram que caminhar por mais dois dias para chegar na pequena estação baleeira. Shackleton ainda encontrou resistência da Marinha Real inglesa para o resgate e, com uma embarcação chilena de pesca, dois meses depois de deixar sua tripulação na Ilha Elefante, conseguiu retornar ao local e resgatar todos vivos. Fechando uma história de aventura, amizade e fidelidade.

Veja as datas de partida para 2015 e 2016 a partir de US$21,050 por pessoa:

– 14 de novembro de 2015 (Voyage 7525)
– 3 de janeiro de 2016 (Voyage 7601)
– 2 de fevereiro de 2016 (Voyage 7603)
– 22 de dezembro de 2016 (Voyage 7629)

Para reservas no Brasil: procure seu consultor de viagens ou visite: www.silversea.com

Essa grande aventura poderá ser lembrada pela linha de cruzeiros da Silversea. É claro que nos dias de hoje sem nenhuma margem de risco para encalhar no gelo. O itinerário de 18 dias com o Silver Explorer, partindo de Ushuaia, navegando de ida e volta, oferece aos hóspedes a possibilidade de explorar a pé ou de barco as regiões das Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul, ilha Elefante e a Península Antártica. Os hóspedes poderão descobrir como seis homens viajavam em uma pequena embarcação salva-vidas em todo o Oceano Antártico, além de ter contato com locais históricos, acompanhado por uma equipe de especialistas que inclui naturalistas, geólogos, biólogos, historiadores e ornitólogos.

O centenário da expedição Endurance a bordo do Silver Explorer inclui refeição gourmet, vinhos e bebidas especiais, além do serviço personalizado com mordomo. O roteiro conta com um jantar comemorativo e menu elegante, que incluirá iguarias como mousseline de linguado, carne Wellington, Antarctic filé de graves e um soufflé de chocolate amargo.

Parceria de longo prazo da Silversea com a Royal Geographical Society trará outros benefícios aos hospedes dessa incrível expedição, como uma exclusiva exposição a bordo com galeria especial e curadoria de artefatos e imagens oficial do fotógrafo australiano Frank Hurley, que documentou a expedição em filme e através de icônicas fotos.

TURISMO CRESCENTE EM CUBA
Nos cinco primeiros meses deste ano, Cuba recebeu pouco mais de 1,7 milhão de turistas estrangeiros. Fazendo uma comparação com igual período em 2014, este número é 15,3% maior, segundo o último relatório do Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) do país caribenho. Somente em maio, este número chegou a 237.254 mil visitantes internacionais.

O Canadá continuou a ser o principal remetente de turistas, seguido por Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Argentina e Venezuela. As estatísticas oficiais cubanas não fornecem ainda registros das visitas de americanos, mas segundo estimativas de economistas locais esse percentual pode ter aumentado 20% nos últimos meses.

Este aumento no turismo internacional à ilha coincide com o degelo das relações entre Cuba e Estados Unidos, anunciado em 17 de dezembro, e que tem como marco a reabertura das respectivas embaixadas após mais de meio século de inimizade no próximo dia 20 de julho.

Outro dado divulgado é relativo ao turismo de cruzeiros. Entre janeiro e maio deste ano houve 174 escalas na ilha, que se traduziram em um movimento de 62.183 passageiros. Entre 2012 e 2014, o número de escalas de cruzeiros na ilha se multiplicou por seis. O turismo é a segunda fonte de receita de Cuba, atrás somente da exportação de serviços profissionais.

Uma novidade de ultima hora: a Gol Linhas Aéreas promete lançar em breve uma linha direta entre o Brasil e Cuba. Detalhes — trecho e preços — ainda não foram revelados.


NOTAS

Férias all inclusive
O Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA – primeiro empreendimento all inclusive de luxo da Palladium Hotels & Resorts no Brasil (www.pal ladiumhotelgroup.com), que comemora cinco anos em 2015, localizado no litoral Norte da Bahia – anuncia promoção com gratuidade na hospedagem para duas crianças de 11 anos e 11 meses para reservas no mês das férias. A promoção é válida para reservas feitas até o dia 31 de julho garantindo, durante todo o mês, desconto de 25%, com hospedagem mínima de quatro noites, de 26 a 31/07. Para participar consulte seu agente de viagem.

L.A & American Express 1
O Los Angeles Tourism & Convention Board (LATCB) firmou parceria com a American Express para coordenar ofertas exclusivas nas principais lojas de varejo locais e nacionais instaladas na cidade da costa oeste americana. A ação é parte de um novo programa do destino, o Shop L.A. O programa oferece aos membros internacionais do cartão American Express incentivos especiais em 17 lojas de varejo de Los Angeles. As ofertas incluem compras com brindes, até um percentual de desconto em uma transação.

L.A & American Express 2
O programa de compras on-line foi desenvolvido para apresentar Los Angeles como um renomado destino de compras para os visitantes internacionais. A cidade oferece uma gama completa de opções de compras, que vão desde conceituados designers em Beverly Hills até famosos varejos no Santa Monica Place, butiques exclusivas ao redor da cidade e lojas populares no Citadel Outlets. Para acessar ofertas especiais, os clientes do cartão American Express podem visitar o site: Discover LosAngeles.com/shopLA.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******