Como identificar e diferenciar uma pantera-negra de outra, se todas elas têm a pelagem toda preta? Pesquisadores conseguiram uma maneira: usando um flash infravermelho nas câmeras utilizadas para monitorar os animais. A iluminação, que não é percebida pelo olho humano, faz com que as câmeras registrem um padrão de manchas que também não é percebido pelo olho humano.

Na imagem, as manchas da pantera se destacam em relação ao resto da pelagem. Ela fica com o mesmo aspecto do leopardo. Os dois são, na verdade, o mesmo animal (Panthera pardus). Contudo, costuma-se utilizar a denominação de leopardo para os animais amarelados com manchas negras e pantera para os totalmente pretos. A mesma coisa ocorre com a onça-pintada brasileira – na natureza, há onças com pelagem toda preta.

Os pesquisadores, que estudam os animais na Malásia, publicaram imagens no Journal of Wildlife Management desta semana.

Segundo os cientistas, a identificação de indivíduos é importante para controlar a população e ajudara preservar qualquer espécie. Mas, no caso das panteras, o fato de terem a pelagem toda preta torna praticamente impossível diferenciar um exemplar do outro.