A Câmara Municipal encaminhou à Prefeitura de Curitiba um requerimento em que pede providências quanto à proliferação de pombos na Rua da Cidadania Matriz, localizada na praça Rui Barbosa. De iniciativa do vereador Colpani (PSB), o documento alerta às doenças causadas pela ave, principalmente devido à inalação de fezes secas.

As principais doenças transmitidas pelos pombos são criptococose (conhecida como doença do pombo, é causada por um fungo que pode afetar o sistema nervoso), histoplasmose (outra micose ocasionada por um fungo), salmonelose (causada por bactéria que afeta o sistema digestiv), ornitose (doença infecciosa aguda, com afinidade pelo sistema respiratório), dermatites e alergias, justifica Colpani.

Segundo o vereador, a infestação principal é na cobertura do equipamento público. As fezes invadem os boxes da Rua da Cidadania Matriz, chão, janelas e calçada. Outro modo de contaminação é pelos piolhos dessas aves, acrescenta, no requerimento ao Executivo municipal.

A Câmara de Curitiba aprovou por unanimidade, em 2011, um projeto de lei de Zé Maria (SD, na época do PPS) que previa a captura e o controle populacional dos pombos. As aves seriam recolhidas em contêineres e tratadas, para depois serem soltas. A proposição, no entanto, recebeu o do então prefeito Luciano Ducci, com o argumento de inconstitucionalidade.

Já a lei municipal 12.483/2007, de iniciativa do vereador Aldemir Manfron (PP), institui uma campanha educativa de conscientização aos malefícios gerados pela infestação de pombos em áreas urbanas.